Baixa cobertura vacinal

Betim alerta para importância da vacina contra Covid-19 em crianças

Público de 6 meses a 4 anos de idade pode ser vacinado nas 38 Unidades Básicas de Saúde

Publicado em 13 de junho de 2023 | 19:14

 
 
Vacina contra Covid-19 em crianças. Vacina contra Covid-19 em crianças. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

Betim, na região metropolitana de BH, registrou baixa adesão à vacina contra a Covid-19 por crianças de 6 meses a 4 anos de idade. O balanço, feito pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado nesta semana.

Neste público, a imunização é realizada com a Pfizer Baby, que tem o esquema vacinal de três doses, com intervalo de quatro semanas entre as duas primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Segundo o levantamento, apenas 2,8% das crianças receberam a terceira dose até o momento. 

Conforme o balanço, de novembro de 2022 - quando  teve início a vacinação das cerca de 15.200 crianças com idade entre 6 meses e 2 anos no município - para cá, apenas 21,8% receberam a primeira dose, 10,1% a segunda e somente 2,95% retornaram para a terceira dose. Já o público de 3 e 4 anos, que abrange aproximadamente 12.200 crianças, 41,7% tomaram a primeira dose, 23% a segunda e apenas 2,6% receberam a terceira dose. 

“É importante que as crianças completem o esquema vacinal com as três doses, só assim elas terão a imunização completa e estarão protegidas contra casos graves da doença. Além disso, as doses de reforço também são essenciais para evitar  a queda da proteção conferida pela vacina ao longo do tempo. Estando imunizadas, as crianças ajudam a conter a transmissão do vírus, preservando também seus familiares, principalmente os idosos”, explica a referência técnica em imunização, Ana Paula Macedo.

Onde se vacinar

A vacina Pfizer Baby contra a Covid-19 está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, em dias específicos conforme o cronograma abaixo. No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável, que deve apresentar um documento de identificação, além dos documentos da criança: identidade e cartão de vacinas.

Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais. O termo pode ser baixado pelo portal da prefeitura (clique aqui).

Confira a escala de vacinação:

- Segunda-feira, das 8h às 16h
UBSs: Alcides Braz, Alterosas, Bandeirinhas, Cachoeira, Campos Elíseos, Citrolândia, Icaivera, Sítio Poções e Vila Bemge.

- Terça-feira, das 8h às 16h
UBSs: Angola, Cidade Verde, Cruzeiro do Sul, Guanabara, Marimbá, Trincheira e Vila Cristina.

- Quarta-feira, das 8h às 16h
UBSs: Alvorada, Bueno Franco, Celso Pedrosa, Colônia, Dom Bosco, Imbiruçu, Paulo Camilo e Vila Recreio.

- Quinta-feira, das 8h às 16h
UBSs: Caic/Capelina, Duque de Caxias, Nova Baden, Parque do Cedro, Petrovale, Teresópolis e Vianópolis.

- Sexta-feira, das 8h às 16h
UBSs: Homero Gil, Laranjeiras, Nossa Senhora de Fátima, Novo Amazonas, Petrópolis, PTB e Universal.

Os endereços das unidades podem ser acessados aqui.