A partir desta terça-feira (7), a vacina bivalente contra a Covid-19 será ampliada para pessoas com 70 anos ou mais em Betim, na região metropolitana de BH. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a medida foi possível por conta da chegada de um novo lote com 6.638 doses.
O imunizante será disponibilizado nas 38 Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 16h e também no Vacimóvel, que segue dando apoio à vacinação, percorrendo as Instituições de Longa Permanência para vacinação dos abrigados e dos trabalhadores.
Além das pessoas com idade a partir dos 70 anos, podem receber a bivalente, nesta primeira etapa de convocação, pessoas a partir de 12 anos abrigadas em Instituições de Longa Permanência (ILPs) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Podem tomar a vacina bivalente pessoas que receberam a última dose de reforço contra a Covid-19, ou a dose 3 do esquema inicial, há pelo menos quatro meses. No ato da imunização, deve ser apresentado um documento de identificação com foto e o cartão de vacinas.
A vacinação com a bivalente será realizada em cinco fases que irão contemplar vários grupos prioritários, conforme diretriz do Ministério da Saúde. A convocação será divulgada feita pela prefeitura a medida que as doses forem liberadas.
Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas abrigadas em Instituições de Longa Permanência (ILPs) a partir de 12 anos; profissionais das ILPs; pessoas imunocomprometidas; moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade.
Fase 3: gestantes e puérperas.
Fase 4: trabalhadores da saúde.
Fase 5: pessoas com deficiência permanente.