Jogos estudantis

Betim: cerimônia de abertura do JEB ocorre nesta sexta (22) no poliesportivo

Solenidade começa às 13h e deve ser prestigiada por cerca de 5.000 pessoas

Publicado em 21 de setembro de 2023 | 17:38

 
 
Disputa terá a participação de 70 escolas, 6.500 alunos e 200 profissionais de educação física Disputa terá a participação de 70 escolas, 6.500 alunos e 200 profissionais de educação física Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

Chegou a hora dos estudantes de Betim que amam praticar esportes mostrarem todo o seu talento. É que será realizada, nesta sexta-feira (22), a abertura oficial dos Jogos Estudantis de Betim (JEB), evento esportivo do município, que completa 33 edições. 

A solenidade de abertura ocorre a partir das 13h, no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga e contará com a participação de 70 escolas, 6.500 alunos e 200 profissionais de educação física. A cerimônia é aberta ao público e deve ser acompanhada por cerca de 5.000 pessoas.

Segundo o coordenador-geral do JEB, Vinícius Lopes de Faria, a abertura terá apresentação do grupo ginástica artística do programa Viva Esporte, apresentações de três escolas públicas, além do desfile das 70 escolas inscritas, a entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica.

“O JEB é um dos maiores eventos esportivos estudantis de Minas e, acredito, o maior evento cidade, se levarmos em consideração o período de duração e a quantidade de pessoas envolvidas. São cerca de 10 mil por fim de semana participando. Além disso, o JEB é uma das maiores ferramentas educacionais do município”, afirmou Faria. 

As disputas ocorrerão entre os dias 23 de setembro e 3 de dezembro nos complexos esportivos do Horto, Divino Braga e em algumas escolas da região Central. Já o atletismo será no Complexo Esportivo Riccardo Medioli, no Teresópolis. Todas as modalidades serão divididas por gênero e faixa etária.

Neste ano, os esportes coletivos serão basquete, futsal, handebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e peteca. Já os esportes individuais serão tênis de mesa, atletismo, e xadrez. Entre as modalidades paralímpicas estão atletismo e bocha. 

Estudante da Escola Antônio Tereza dos Santos, Sarah Santos, de 12 anos, vai participar do JEB pela primeira vez, na disputa da peteca. “Estou treinando muito e ansiosa para estrear no evento. Vou dar meu melhor possível e espero sair com a medalha”, disse.