Diretrizes

Betim começa a implantar novo protocolo de pré-natal e puerpério

UBSs Homero Gil e Bueno Franco, as maiores do município, foram escolhidas como piloto

Publicado em 04 de julho de 2023 | 17:05

 
 
Mudanças que começam a vigorar são resultantes da consulta pública sobre o protocolo de pré-natal e puerpério realizada entre 29 de maio e 20 de junho deste ano Mudanças que começam a vigorar são resultantes da consulta pública sobre o protocolo de pré-natal e puerpério realizada entre 29 de maio e 20 de junho deste ano Foto: Pixabay/Reprodução
normal

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Homero Gil e Bueno Franco foram as escolhidas como piloto para a implantação do novo protocolo para atendimento de gestantes e puérperas em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A escolha desses dois equipamentos se deve ao fato de eles serem os maiores do município. A previsão é que, até o fim do ano, todas as UBSs já estejam aplicando as novas diretrizes. 

As mudanças que começam a vigorar são resultantes da consulta pública sobre o protocolo de pré-natal e puerpério realizada entre 29 de maio e 20 de junho deste ano. 

Atualmente, profissionais das UBSs Homero Gil e Bueno Franco estão participando de oficinas realizadas pela equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), responsável pela elaboração do protocolo e pelo acompanhamento da implantação dele. Durante essa preparação, será avaliada a aplicação das normas na prática e, no fim dos trabalhos, será feita uma revisão final.

“A instituição do protocolo alinha o cuidado à saúde da mulher de forma preventiva e de acordo com os conhecimentos científicos mais atuais. Desse modo, oferecemos orientações técnicas aos trabalhadores, que passam a atuar com mais segurança, e contribuímos para garantir às usuárias mais qualidade de vida, além de contribuir para a redução dos óbitos maternos e infantis”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

O novo protocolo de pré-natal e puerpério, construído por uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Betim em parceria com a PUC Minas, por meio do PET-Saúde, normatiza e orienta o trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde para assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, buscando impactar positivamente a qualidade de vida e contribuir para a redução da morbimortalidade materna.