Imunização

Betim convoca pra se vacinarem crianças que não tomaram a 2ª dose da Coronavac

Vacina está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde em dias específicos; confira o cronograma

Publicado em 10 de maio de 2023 | 18:14

 
 
No dia da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável, que deve apresentar os documentos de identificação próprio e da criança, além do cartão de vacinas No dia da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável, que deve apresentar os documentos de identificação próprio e da criança, além do cartão de vacinas Foto: Prefeitura de Betim
normal

Crianças que receberam a primeira dose da vacina Coronavac contra a Covid-19, mas que ainda não tomaram a D2 para completar o esquema vacinal, estão sendo convocada pela prefeitura. O município recebeu novas doses desse imunizante exclusivamente para a segunda dose. A vacina está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em dias específicos, conforme o cronograma.

A prefeitura oferece também imunizantes da Pfizer para as crianças que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema inicial, bem como para as doses de reforço.

A D1 e D2 da Pfizer Baby estão disponíveis para crianças de 6 meses a 4 anos e da Pfizer pediátrica para crianças entre 5 e 11 anos. Podem tomar o reforço as crianças acima de 3 anos que já completaram o esquema primário há quatro meses ou mais. 

“É importante que as crianças completem o esquema vacinal contra a covid-19 e recebam o reforço, pois estamos em um período sazonal de doenças respiratórias. As vacinas têm comprovação científica e são seguras. Chamamos pais e responsáveis para que venham imunizar suas crianças”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

As equipes das UBSs farão a busca ativa das crianças que ainda não se vacinaram ou estão com alguma dose em atraso. Elas entrarão em contato com as famílias por telefone ou por meio da visita domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). 

No dia da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável, que deve apresentar os documentos de identificação próprio e da criança, além do cartão de vacinas.

Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais. Se a criança estiver sob a guarda de fato de outra pessoa, é necessário apresentar a declaração da guarda, a cópia da certidão de nascimento da criança, o comprovante de endereço e a cópia do RG e do CPF do declarante.

Os modelos dos dois documentos podem ser acessados no portal da prefeitura.

Veja a escala de vacinação:

- Segunda-feira, das 8h às 16h

UBSs: Alcides Braz, Alterosas, Bandeirinhas, Cachoeira, Campos Elíseos, Citrolândia, Icaivera, Sítio Poções e Vila Bemge

- Terça-feira, das 8h às 16h

UBSs: Angola, Cidade Verde, Cruzeiro do Sul, Guanabara, Marimbá, Trincheira e Vila Cristina

- Quarta-feira, das 8h às 16h

UBSs: Alvorada, Bueno Franco, Celso Pedrosa, Colônia, Dom Bosco, Imbiruçu, Paulo Camilo e Vila Recreio

- Quinta-feira, das 8h às 16h

UBSs: Caic/Capelina, Duque de Caxias, Nova Baden, Parque do Cedro, Petrovale, Teresópolis e Vianópolis

- Sexta-feira, das 8h às 16h

UBSs: Homero Gil, Laranjeiras, Nossa Senhora de Fátima, Novo Amazonas, Petrópolis, PTB e Universal

Os endereços das unidades podem ser acessados no portal da prefeitura: https://bit.ly/3DIT8Rl.