Chuva

Betim: córrego Bandeirinhas sobe 3 m, e ponte é interditada

Em poucas horas, choveu quase 22 mm nessa quinta-feira (26) na cidade, deixando ruas alagadas e muros caídos

Publicado em 27 de janeiro de 2023 | 00:31

 
 
Na Colônia Santa Isabel, ponte sobre o córrego Bandeirinhas foi interditada pela Defesa Civil por volta das 23h Na Colônia Santa Isabel, ponte sobre o córrego Bandeirinhas foi interditada pela Defesa Civil por volta das 23h Foto: Defesa Civil/Divulgação
normal

A forte chuva que atingiu Betim, na região metropolitana de BH, nessa quinta-feira (26), provocou diversos chamados à Superintendência de Defesa Civil. Entre as ocorrências mais significativas estão colapso de muros e pontos de alagamento em razão da elevação do nível de rios e córregos. 

Na região Central, no bairro Arquipélago Verde, o cruzamento entre a avenida Brasil e a rua Capri ficou alagado. Já no bairro Guarujá, um muro caiu, atingindo a lateral de um carro, na rua Anastácio Franco de Amaral. Ninguém ficou ferido. No bairro Jardim Petrópolis, na rua Benjamin Batista Borges, o muro de uma empresa colapsou e provocou obstrução parcial de via. 

Na região do Citrolândia, o córrego Bandeirinhas, na região do Citrolândia, subiu aproximadamente 3 m em uma hora, alagando as ruas Pio XII e Olaria. A Defesa Civil orientou os moradores a irem para um local seguro até o nível da água baixar. Uma ponte sobre o rio, localizada na rua Emílio Ribas, na mesma região, precisou ser interditada. Medição feita pela Defesa Civil por volta das 22h apontou, no entanto, que o volume do rio já havia baixado cerca de 1 metro.

O nível do Riacho das Areias, na região do Alterosas, subiu consideravelmente, mas permaneceu dentro da calha. A avenida Edmeia Mattos Lazzarotti ficou alagada em frente à UBS Sítio Poções, provocando o bloqueio de uma faixa da pista. 

Até o fechamento desta matéria, por volta das 23h30, equipes da Defesa Civil ainda estavam vistoriando os locais das ocorrências e de outros chamados recebidos. O volume de chuva registrado até as 20h foi de 21,64 mm. No acumulado do mês, a média é de 423 mm na cidade.