Diálogos Inclusivos

Betim desenvolve projeto pra discutir barreiras enfrentadas pelos autistas

Primeira ação do projeto da prefeitura ocorre na próxima quarta-feira (27), às 14h, no Parque Natural Municipal Felisberto Neves, em Betim

Publicado em 21 de abril de 2022 | 18:00

 
 
normal

Reunir pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares, profissionais da rede de cuidados e interessados no tema para um debate e, principalmente, para combalir o preconceito. Esse é o objetivo do primeiro encontro do projeto “Diálogos Inclusivos”, elaborado pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Essa primeira ação da proposta ocorre na próxima quarta-feira (27), às 14h, no Parque Natural Municipal Felisberto Neves.

O objetivo do “Diálogos Inclusivos” é promover ações conjuntas entre a sociedade civil, o poder público, setor privado, e todo o sistema de garantia de direitos. O projeto busca instrumentalizar a pessoa com deficiência e transtorno do espectro autista para que ela seja protagonista de sua história. Busca, também, acolher e apoiar seus familiares com vivências e trocas de experiências, o acesso à informação e orientações para aquisição de benefícios, programas e projetos destinados à pessoa com deficiência e autismo. 

Para a sociedade civil, o projeto possibilitará, além de informações sobre as especificidades da pessoa deficiência e com TEA, orientações para inclusão e participação em todas as esferas da sociedade. A Semas pretende ainda com o projeto fortalecer as redes de apoio por meio de ações que proporcionem o reconhecimento de todas as frentes de trabalho do município destinadas às pessoas com deficiência e com TEA, e a articulação entre todas essas redes.

O “Diálogos Inclusivos” realizará ações periódicas em diversos formatos de encontros: vivências, fóruns de discussão, seminários, workshops e reuniões, conforme o objetivo e o público envolvido em cada ação.

Primeiro evento

Para essa primeira atividade do projeto, a Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd) considerou o movimento mundial de conscientização sobre o autismo, que estabeleceu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização, estendendo por todo este mês ações que informem melhor a população sobre o tema. Dessa forma, pretende contribuir para reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

"Vamos iniciar os trabalhos do projeto na próxima quarta (27), com o evento 'Diálogo Inclusivo no Parque – Conversando Sobre o Autismo', no qual iremos oferecer um espaço para diálogo entre familiares, profissionais e demais interessados sobre o tema, além de atividades exclusivas para os participantes com TEA. Sem dúvida alguma, será um momento muito enriquecedor para todos nós nessa busca por inclusão e igualdade de oportunidades", afirma a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Queiroz.

Os interessados podem se inscrever no site da Prefeitura de Betim.