Betim disponibiliza 3ª dose da Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos | O TEMPO Betim
 
Vacinação

Betim disponibiliza 3ª dose da Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 2 anos

O esquema requer três doses do imunizante, sendo as duas primeiras administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira com oito semanas após a segunda

Publicado em 23 de fevereiro de 2023 | 21:56

 
 
A vacina BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves da doença, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). A vacina BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves da doença, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). Foto: PMB/Divulgação
normal

A terceira dose da Pfizer Baby contra o coronavírus para crianças de 6 meses a 2 anos já está liberada em Betim, na região metropolitana de BH. O imunizante está disponível para os pequenos que tomaram a primeira dose em novembro de 2022 e receberam a segunda há mais de oito semanas. 

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, para evitar perdas, essas vacinas estarão disponíveis somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Angola, na região Central, e Vila Bemge, na região do Teresópolis, das 8h às 16h. 

O esquema inicial da Pfizer Baby requer três doses do imunizante, sendo as duas primeiras administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira com oito semanas após a segunda. A secretaria estima que existam mais de 15 mil crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos em Betim. Até 22 de fevereiro, 1.141 crianças receberam a primeira dose (7,55%) e 416 receberam a segunda (2,7%). Cerca de 396 crianças dessa faixa etária já podem receber a terceira dose. 

No dia da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável, que deve apresentar os documentos de identificação próprio e da criança. Caso esteja acompanhada por um terceiro, este deve apresentar um termo de autorização de vacinação assinado pelos pais. 

Se a criança estiver sob a guarda de fato de outra pessoa, deve ser apresentada uma declaração de guarda, juntamente com a cópia da certidão de nascimento da criança, com o comprovante de endereço e com cópia do RG e do CPF do declarante. Os modelos dos dois documentos podem ser acessados no portal da prefeitura (clique aqui).