Clima

Betim entra em alerta pra onda de calor em Minas

Aviso do Inmet vale para o fim de semana; prefeitura fortalece ações para moradores em situação de rua, no Centro Pop

Publicado em 21 de setembro de 2023 | 21:42

 
 
Beber muito líquido é uma das recomendações para evitar desidratação causada pelo calor Beber muito líquido é uma das recomendações para evitar desidratação causada pelo calor Foto: Ronaldo Silveira
normal

Betim está entre as cidades em alerta laranja em função da onda de calor que predomina em Minas Gerais e outros Estados do Brasil. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido até as 18h do próximo domingo (24). Em Betim, por exemplo, no domingo, a previsão é de poucas nuvens, com temperaturas que podem oscilar entre 16º e 33º.

Por conta do calor, especialistas alertam sobre os cuidados para evitar desidratação e adoecimento. “Uma atenção especial deve ser dada aos idosos e às crianças, pois eles se desidratam com mais facilidade. Ofereça água regularmente, mesmo que eles não tenham queixa de sede”, orienta a médica referência técnica da Saúde da Criança e do Adolescente do município, Renata Castriota Mello.

Renata ressalta que, nos dias quentes, o corpo perde mais água por meio do suor. Com as ondas de calor, a tendência é que essa perda se intensifique muito e acentue sintomas como boca ressecada, pressão baixa, fraqueza e sonolência, que caracterizam a desidratação. Por isso, é fundamental aumentar a ingestão de líquidos como água, sucos naturais e água de coco.

A médica também recomenda que, nesses dias de calor extremo, a exposição ao sol deve ser evitada ao máximo, sobretudo no período das 9h às 17h, mas, caso necessário, que ocorra com a proteção solar reforçada. Roupas claras de tecidos leves também podem auxiliar a reduzir o desconforto das altas temperaturas.

Morador em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social também planeja ações para pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O objetivo é minimizar os efeitos adversos devido à exposição ao sol das pessoas nessas condições.

Os beneficiários do Centro Pop terão bebedouros disponíveis para hidratação, aumento na oferta de banhos e, durante as rodas de conversas, que ocorrem às segundas-feiras, das 7h30 às 9h, receberão orientações sobre os cuidados para o período. Além disso, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), do Centro Pop, reforçará a divulgação da oferta do serviço durante as abordagens nas ruas em decorrência do período mais quente.

O Centro Pop fica na rua Romualda Augusta de Melo, 267, no Centro de Betim. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.