Betim ganha primeira unidade do Sest Senat no município | O TEMPO Betim
 
Transporte

Betim ganha primeira unidade do Sest Senat no município

Espaço será inaugurado nesta segunda (23) e deve realizar cerca de 53 mil atendimentos por ano

Publicado em 18 de maio de 2022 | 20:03

 
 
normal

Nesta segunda-feira (23), às 11h, será inaugurada a primeira unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) em Betim, na região metropolitana. O espaço, batizado com o nome Santo Paschoalin, irá oferecer serviços de qualificação profissional e de saúde aos trabalhadores do transporte. Com investimento de R$ 12,1 milhões, a nova unidade terá capacidade para realizar cerca de 53 mil atendimentos por ano.

“A inauguração do Sest Senat vem prestar um grande apoio a todo o setor de transporte, dando, além de formação, apoio e atualização na carreira profissional. Ele será um suporte fundamental para cerca de 18 mil pessoas envolvidas com o setor no município. Isso vai marcar a história”, destaca o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

A construção do espaço foi viabilizada a partir de uma parceria com a prefeitura. O município doou um terreno 5.681,63 metros quadrados, na rua Curiati, no bairro Dom Bosco, por meio de contrapartida.

“Betim é uma cidade com grande atuação no transporte de passageiros e de cargas. Ter uma unidade desta na cidade, que vai oferecer assistência gratuita aos trabalhadores do setor, será de extrema importância para o município. Pelo acordo, após começar a funcionar, a unidade também vai oferecer cursos e palestras gratuitas para servidores do município”, explicou o secretário de Ordenamento Territorial e Habitação de Betim, Marco Túlio Freitas.

No local, serão ofertados serviços na área da saúde e da educação. Entre eles, o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, uma tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais. Também serão realizados atendimentos de psicologia; de nutrição; de odontologia e de fisioterapia.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e dos Conselhos Nacionais do Sest Senat, Vander Costa, destaca a importância da nova unidade. “Onde há mercado transportador, existe Sest Senat. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.
 
Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram-MG) e do Conselho Regional do Sest Senat, Rubens Lessa, a nova unidade vai garantir a ampliação dos serviços de excelência para os profissionais do transporte que movimentam não só a cidade de Betim, mas também a de Contagem. 
 
“Betim é uma das cidades que mais se desenvolvem no Estado de Minas Gerais e no Brasil. A chegada de uma nova unidade do Sest Senat a esta região, onde trafegam diariamente mais de 300 mil profissionais do transporte, vai oferecer as melhores condições, em infraestrutura e equipamentos de última geração, para a formação e o aprimoramento desses profissionais, além de cuidar preventivamente da sua saúde e de seus familiares”, destaca.
 
A nova estrutura em Betim tem 1.889,17 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, três salas de aula, um laboratório de informática, quatro consultórios e um centro de eventos.