Educação

Betim inicia construção de escola de tempo integral

Obra, no Sítio Poções, será lançada na quarta-feira (11), às 9h; segundo o município, serão, ao todo, dez novas unidades para esse tipo de ensino

Publicado em 09 de maio de 2022 | 20:25

 
 
normal

Betim, na região metropolitana de BH, terá dez novas escolas em tempo integral para o ensino fundamental, segundo a prefeitura. E a construção da primeira unidade terá início nesta semana, na quarta (11), às 9h. A escola será erguida no bairro Sítio Poções, na região Norte. 

De acordo com o município, a garantia das construções veio com a adesão ao projeto Mãos Dadas, por meio do qual o Estado se comprometeu a disponibilizar para Betim mais de R$ 69,6 milhões em parcela única para a construção dos novos prédios escolares. Com esse valor, a prefeitura construirá oito escolas - outras duas unidades serão com recursos próprios.

O projeto foi desenvolvido pelo próprio município, e os prédios vão contemplar todas as regiões. 

O secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, explica que as novas escolas terão modelo padrão elaborado para atender, com qualidade, todas as demandas atuais de ensino. "O projeto contempla dois pavimentos com 30 salas de aula numa área construída de aproximadamente 4.000 m². O espaço inclui duas quadras poliesportivas cobertas e com arquibancada, com 800 m² cada, laboratório de informática e de ciências, banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, depósitos para resíduos sólidos e úmidos, dentre várias outras repartições". 

"Daremos um importante passo para modernizar a educação de Betim. Serão ambientes pensados no bem-estar de toda a comunidade escolar: mais conforto e segurança para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores", afirma a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta. 

O prefeito Vittorio Medioli destaca que a atual gestão está "trabalhando para a eliminação do analfabetismo funcional". "Vamos gerar 12 mil novas vagas e 6.000 de tempo integral, com um novo modelo de escola que fornece espaço e condições adequadas a crianças em diferentes níveis de aprendizado. Serão unidades de primeiro mundo", diz.