Cuidados

Betim inicia construção de um centro de saúde exclusivo para mulheres e crianças

Local deve realizar mais de 4.500 consultas e cerca de 600 procedimentos por mês

Publicado em 17 de agosto de 2022 | 19:02

 
 
normal

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Betim, na região metropolitana, anunciou o início da construção de um espaço projetado exclusivamente para cuidar da saúde e do bem-estar da mulher e da criança.  O Centro Integrado da Mulher e da Criança (Cimuc) funcionará nas instalações da antiga maternidade Haydée Espejo Conroy, no bairro Jardim Teresópolis, que estão sendo totalmente reformadas e ampliadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh),  a expectativa é que até dezembro os trabalhos sejam concluídos.

O projeto do Cimuc aproveita parte da antiga maternidade, como consultórios médicos, mas terá novos ambientes, como áreas próprias para exames e ultrassons, além de blocos para pequenos procedimentos ginecológicos. A unidade contará ainda com ala específica de mastologia, psicologia e assistência social para abranger o cuidado mental e emocional da paciente. 

Um diferencial do novo serviço é contemplar não apenas a mulher, mas a mulher que é mãe. 

“Um de nossos objetivos é facilitar a vida dessa mãe, que poderá, no mesmo espaço, receber cuidados para si e para seus filhos”, ressalta o secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares.

Isso porque o Cimuc incluirá, também, o atendimento pediátrico.

“Além dos consultórios médicos, o Centro foi projetado para oferecer os serviços de nutrição, cardiologia, neurologia e fonoaudiologia infantil, com sala para exame de eletroencefalograma e com possibilidade, também, de sala de vacinação”, completa a superintendente de Projetos Públicos da Sorteh, Giciele Souza.

Os serviços pediátricos atenderão crianças com até 12 anos.  

"Buscamos, com o Cimuc, fornecer um serviço articulado com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) de Betim. A unidade chega, então, para potencializar a resolutividade das demandas de prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento. Nossa expectativa é realizar 4.580 consultas e 570 procedimentos por mês. Sem dúvida, o Cimuc será de grande relevância para a garantia do acesso, da integralidade e da equidade da atenção à saúde da mulher e da criança", acrescenta Hilton Soares.

Odontologia para todos

O projeto para a área da antiga Maternidade do Imbiruçu não será restrito apenas ao atendimento à mulher e à criança. Será construído, também, anexo ao Cimuc, um prédio para cuidados odontológicos - este para toda a população.

“O espaço terá consultório, sala de raio-X e área para laboratório de próteses. Será uma unidade anexa ao Cimuc, mas com instalações adaptadas e entrada separada para garantir a privacidade e o conforto das pacientes da unidade”, explica Giciele Souza.