SAÚDE

Betim oferece remédio homeopático para apoio no tratamento da dengue

Medicamento pode ser retirado nas Unidades Básicas de Saúde da cidade

Publicado em 12 de abril de 2023 | 14:50

 
 
Homeopático contra a dengue será ofertado nas UBSs de Betim. Homeopático contra a dengue será ofertado nas UBSs de Betim. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, irá distribuir, gratuitamente, o remédio homeopático Eupatorium perfoliatum CH30. A medicação pode amenizar ou reduzir o período dos sintomas da dengue, além de diminuir, em alguns casos, o risco de agravamento do quadro clínico de saúde. A olução será disponibilizada nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (clique aqui para ver os dias e horários).

O medicamento, produzido pela Farmácia Viva, é indicado para todos, incluindo grávidas, idosos, crianças e pacientes imunodeprimidos. Os interessados devem se dirigir à UBS de referência levando uma garrafa de água mineral 500 ml lacrada, que poderá ser aberta apenas no momento da adição da solução em gotas.

O medicamento será dissolvido na água mineral e deverá ser consumido em dose única, na medida de 5 ml - uma colher de chá. No caso de bebês menores de seis meses que estão em amamentação, a mãe da criança pode, se desejar, optar por oferecer a dose por meio do próprio aleitamento consumindo a solução 20 minutos antes de amamentar. A garrafa com o medicamento deve ser desprezada 24 horas após a retirada na UBS.

Práticas Integrativas

A homeopatia é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares (Pics) reconhecidas pelo Ministério da Saúde e, atualmente, é oferecida pelo SUS Betim. Sua prática tem eficácia e segurança comprovadas cientificamente, baseadas na literatura científica e em experiências acumuladas em todo o mundo. A homeopatia já foi aplicada no município em epidemias anteriores de dengue e também no momento mais crítica da pandemia da covid-19. 

A referência técnica das Práticas Integrativas e Complementares do SUS Betim, Camila Ferreira Campos, explica que a pessoa que contrair a dengue depois de tomar o medicamento homeopático deve apresentar sintomas mais brandos e em período mais curto em relação àqueles que não ingeriram.

“A homeopatia está incluída nas Pics que possuem potencial terapêutico em situações de catástrofes, surtos e epidemias. A importância de utilizar a homeopatia é a possibilidade de amenizar os sintomas e contribuir para a redução das internações. Essa medida vem agregar as demais ações de combate à doença”, explica.