1º ciclo de debates

Betim participa de audiências do PDDI e vai reapresentar traçado do Rodoanel

Por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, governo de Minas visa conhecer e convergir projetos de 34 cidades

Publicado em 10 de agosto de 2023 | 19:47

 
 
Betim defende que seu traçado do Rodoanel não fragmenta as cidades e reduz desapropriações, diferentemente do desenho do Estado Betim defende que seu traçado do Rodoanel não fragmenta as cidades e reduz desapropriações, diferentemente do desenho do Estado Foto: Ronaldo Silveira
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O 1° Ciclo de Audiências Públicas sobre a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), do governo de Minas, acontece nesta sexta (11), em Juatuba, e terá a participação da Prefeitura de Betim.

Com essas reuniões, o Estado pretende conhecer os projetos dos 34 municípios que compõem a Grande BH e apresentar o diagnóstico preliminar para a apreciação da sociedade. Nesta primeira fase, as cidades formarão duplas para audiências conjuntas. Betim será parceira de Juatuba e apresentará, na primeira reunião, que será realizada às 18h30, no auditório da Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva, projetos, empreendimentos e diretrizes de impacto regional, entre eles a proposta alternativa de traçado para o Rodoanel Metropolitano.

Rodoanel

Segundo a prefeitura, diferentemente do projeto do Estado, a proposta de Betim para a construção da supervia atenua danos urbanísticos, sociais, ambientais e econômicos à região. “O desenho do município reduz expressivamente os efeitos de desapropriações, não fragmenta as cidades ao meio – cortando bairros, equipamentos públicos e empresas, por exemplo – e tem impacto zero na Área de Preservação Ambiental de Vargem das Flores – enquanto o projeto do governo de Minas tem boa parte do traçado dentro da APA e também das cidades de Betim e Contagem”, detalhou o município. 

Além disso, a proposta da Prefeitura de Betim apresenta desenho da malha viária que conecta o Rodoanel a nove rodovias e abrange sete cidades: Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Sarzedo, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima, propiciando melhorias no acesso a outros municípios como Juatuba, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Mário Campos e Mateus Leme.

Com isso, conforme destaca a prefeitura, o traçado proposto por Betim também amplia a mobilidade urbana na região metropolitana de Belo Horizonte, com melhor distribuição do trânsito pesado, em vez de concentrá-lo nas zonas com alto número de residências, o que provocaria diversas desapropriações.

“O PDDI é uma iniciativa de suma importância, pois ajuda a compatibilizar as atividades dos municípios, cada qual com suas características e peculiaridades, permitindo com que cada um apresente o que projeta para seu território. Por isso, Betim reafirma sua proposta de traçado alternativo para o Rodoanel, que possui uma abrangência benéfica para toda a região metropolitana”, ressalta o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, que representará o prefeito Vittorio Medioli na audiência desta sexta. 

Aeródromo

O secretário apresentará ainda outros projetos de mobilidade, urbanismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, como o do aeródromo, que, conforme ele pontuou à reportagem, “será um marco também para toda a região com um novo modal de transporte, diversificando a economia local”. “Então, é uma iniciativa que vem complementar o planejamento que cada município traça e possibilitar uma convergência entre eles”, conclui Freitas.