Pesar

Betim perde duas professoras de referência e amigas no mesmo dia

América do Pinho e Neiva Toneli, educadoras tradicionais na cidade, morreram neste sábado (23) com poucas horas de diferença

Publicado em 23 de julho de 2022 | 21:33

 
 
normal

Este sábado (23) vai ficar marcado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, pela morte de duas educadoras tradicionais no município. Neiva Costa Toneli, de 79 anos, e América do Pinho, de 85, eram amigas e faleceram hoje com poucas horas de diferença.

Neiva morreu pela manhã, vítima de complicações da saúde por conta de uma leucemia. Já América faleceu no fim da tarde. Ela vinha sofrendo com problemas respiratórios.

Ambas se tornaram muito conhecidas por atuarem como professoras na cidade, sobretudo no tradicional Colégio Afonso Pena. Neiva ocupou diversos cargos na educação municipal e foi professora nas PUCs Betim e Coração Eucarístico. Além disso, presidiu a extinta Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe). O comunicador Jaime Thalles, superintendente de Eventos, Juventude e Turismo da prefeitura, a definiu como “superprofessora” em uma postagem no Instagram: “Moderna, educada e de uma inteligência acima de seu tempo, é assim que definimos essa superprofessora”.

América, nas palavras da neta Marcela Braz, influenciadora digital, era uma “mulher elegante, linda, sorridente e vaidosa”. “Minha referência como esposa, dedicada e amorosa”, escreveu em um story no Instagram. Na mesma postagem, ela ainda relata as últimas palavras da avó: “Não vou suportar viver sem a Neiva”.

Os corpos das duas amigas serão velados no mesmo local, no Cemitério Parque Jardins. O de Neiva, a partir das 8h deste domingo (24). O sepultamento dela será no mesmo lugar, às 17h. Já o velório de América ocorrerá a partir das 10h, e o enterro, às 17h, mas no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.