Influenza

Betim prorroga vacinação contra a gripe para até 31 de julho

Campanha seria encerrada nesta quarta (31), mas foi estendida em função da baixa adesão dos moradores: 43,36% dos grupos prioritários; meta do município é atingir 95%

Publicado em 30 de maio de 2023 | 16:29

 
 
Vacina está disponível para pessoas acima de 6 meses nas 38 UBSs e também no Vacimóvel Vacina está disponível para pessoas acima de 6 meses nas 38 UBSs e também no Vacimóvel Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta quarta (31), foi prorrogada em Betim, na região metropolitana de BH, até o dia 31 de julho. Portanto, os moradores que ainda não foram vacinados contra a gripe ganharam mais um prazo para garantir a imunização. 

Todas as pessoas acima de 6 meses podem tomar a dose, disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde de Betim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Vacimóvel, conforme a programação divulgada semanalmente nos canais oficiais da prefeitura.  

A prorrogação, que segue orientação do governo de Minas, foi adotada em razão da baixa cobertura vacinal no município, que está em 43,36% para os grupos prioritários. Segundo balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas, até 29 de maio, 72.249 doses da vacina contra a influenza em Betim. O grupo prioritário com melhor cobertura vacinal até o momento é o dos idosos, com 48,90%, seguido do das pessoas com comorbidades, com 44,87%, e do dos trabalhadores da Saúde com 41,87%.

A meta do município é imunizar 95% das pessoas que compõem os grupos prioritários.  “Estamos prorrogando a campanha, pois a procura pela vacina está abaixo do esperado, mesmo após a ampliação para toda a população. O imunizante protege contra as formas graves da doença, principalmente entre as pessoas dos públicos prioritários, que são mais vulneráveis a desenvolver complicações. Dessa forma, convidamos quem ainda não se vacinou para que busque um dos postos para se imunizar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.