Assistência social

Betim realiza ações em prol das pessoas em situação de rua

Programação, que começa nesta segunda (7), será em comemoração ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua

Publicado em 06 de agosto de 2023 | 17:37

 
 
Centro Pop de Betim. Centro Pop de Betim. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto, Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, irá receber diversas ações dedicadas à causa. Toda a programação será no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), ao longo do mês.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o primeiro evento será nesta segunda-feira (7), às 8h, com uma roda de conversa destinada aos usuários do espaço.

A ação contará com a presença da analista jurídica do Centro de Referência de Assistência Social (Creas I), Carina Menezes de Moura, que falará sobre as regras do Centro Pop, além dos aspectos legais e formais de utilização do equipamento. 

Na quarta-feira (9), às 9h, será realizada uma roda de conversa com o médico do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps Ad), Simonton Barcelos França de Almeida, que abordará a função institucional do Caps Ad e como são tratadas as situações que envolvem o uso abusivo das substâncias.

Já na sexta-feira, (11), às 8h, a Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas promove, ainda no Centro Pop, uma apresentação dos serviços oferecidos pela  Supod e como acessá-los.  

Outros eventos, como uma comemoração festiva para o público atendido, também irão ocorrer. As datas serão divulgadas em breve, conforme a prefeitura.

Assistência

O Centro Pop fica na rua Romualda Augusta de Melo, 264, no Centro. O equipamento atende a população em situação de rua, migrantes e trecheiros que passam por Betim.

O espaço não oferece local para permanência, mas garante aos usuários de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, um espaço para tomar café da manhã, realizar higiene pessoal, guardar os pertences, lavar roupas e usufruir de atendimentos técnicos já ofertados pelo local, como acompanhamento por assistentes sociais, psicólogos e advogados; encaminhamentos para documentação civil; e concessão do Cad Pop, documento que identifica o cidadão como pessoa em situação de rua e garante a ele alimentação gratuita nos restaurantes populares da cidade.