Betim registra aumento de inserções de DIU e exames preventivos em mulheres | O TEMPO Betim
 
Saúde

Betim registra aumento de inserções de DIU e exames preventivos em mulheres

Balanço divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (25) mostra avanço dos números nos últimos dois anos no município

Publicado em 25 de outubro de 2022 | 20:25

 
 
normal

O número de inserções de DIU e de exames preventivos realizados em mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, avançou nos últimos dois anos, conforme mostra o balanço divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (25).

Em 2020, foram registradas 193 inserções do dispositivo intrauterino. No ano passado, o total saltou para 843 (aumento de 336%); e, neste ano, até setembro, já tinham sido contabilizados 569 procedimentos. 

Já os exames preventivos, realizados anualmente para a identificação precoce do câncer de colo do útero, somaram 5.925 em 2021, 36% a mais do que no ano anterior (9.268).

“A oferta de capacitações de acordo com a demanda dos serviços ofertados pela rede pública de saúde vem possibilitando a atualização de alguns profissionais e a formação de outros para a realização de procedimentos como os exames preventivos e a inserção de DIU. Isso reflete na melhoria e no aumento dos atendimentos oferecidos às mulheres”, ressalta a referência técnica da Saúde da Mulher, Elizângela de Souza.

Neste ano, 270 profissionais que atuam na Rede SUS de Betim e outros municípios que compõem a região de saúde foram capacitados para lidar com os desafios da prevenção do câncer de colo do útero, e outros 70 estão participando de capacitação para inserção do dispositivo intrauterino.