Imunização

Betim retoma vacinação contra a Covid para crianças de 6 meses a 11 anos

Aplicação das doses ocorrerá nas 38 UBSs da cidade, em dias específicos, conforme cronograma, enquanto durarem os estoques

Publicado em 15 de março de 2023 | 13:44

 
 
Vacinação será realizada enquanto houver estoque no município, que permanecerá aguardando a chegada de novos lotes para que todo o público infantil seja imunizado Vacinação será realizada enquanto houver estoque no município, que permanecerá aguardando a chegada de novos lotes para que todo o público infantil seja imunizado Foto: Prefeitura de Betim
normal

Com a chegada de um novo lote do imunizante Pfizer Baby, destinado ao público de 6 meses a 4 anos, e da vacina Pfizer Pediátrica, desenvolvida para os pequenos de 5 a 11 anos, a vacinação contra a Covid-19 para esses públicos-alvo será retomada em Betim, na região metropolitana de BH, a partir desta quinta (16). 

A aplicação das doses ocorrerá nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Betim, em dias específicos, conforme cronograma. A prefeitura ressalta que o montante enviado pelo governo de Minas não é suficiente para atender a todo o público-alvo neste momento. Por isso, a vacinação será realizada enquanto houver estoque no município, que permanecerá aguardando a chegada de novos lotes para que todo o público infantil seja imunizado.

Doses enviadas

O município recebeu 1.290 doses para a primeira e 1.290 doses para a segunda aplicação da Pfizer Baby. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é a de que haja 28.501 crianças de 6 meses a 4 anos moradoras da cidade.

Já o lote recebido da Pfizer Pediátrica contém 4.080 doses para aplicação da D1, D2 e reforço. A prefeitura estima que haja 38.576 crianças com idade entre 5 e 11 anos em Betim.

A administração municipal também não recebeu doses da vacina Coronavac, autorizada para crianças de 3 e 4 anos. A última remessa desse imunizante foi recebida no dia 24 de fevereiro e não há previsão para chegada de novo lote desse imunizante.

“É muito importante que as crianças se submetam à vacinação porque elas estão suscetíveis ao contágio da covid tanto quanto os adultos. Ao serem vacinadas, elas desenvolvem imunidade ao vírus, o que impede que elas desenvolvam formas mais graves da doença”, salienta a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Veja o cronograma de aplicações:

- Segunda-feira

UBSs: Alcides Braz, Alterosas, Bandeirinhas, Cachoeira, Campos Elíseos, Citrolândia, Icaivera, Sítio Poções e Vila Bemge

- Terça-feira

UBSs: Angola, Cidade Verde, Cruzeiro do Sul, Guanabara, Marimbá, Trincheira e Vila Cristina

- Quarta-feira

UBSs: Alvorada, Bueno Franco, Celso Pedrosa, Colônia, Dom Bosco, Imbiruçu, Paulo Camilo e Vila Recreio

- Quinta-feira

UBSs: Caic/Capelina, Duque de Caxias, Nova Baden, Parque do Cedro, Petrovale, Teresópolis e Vianópolis

- Sexta-feira

UBSs: Homero Gil, Laranjeiras, Nossa Senhora de Fátima, Novo Amazonas, Petrópolis, PTB e Universal