Saiba como ajudar

Betim tem 130 instituições que podem ser beneficiadas com destinação do IR

Contribuintes podem destinar parte do valor do Imposto de Renda a projetos sociais. Cerca de 4.200 pessoas são atendidas na cidade

Publicado em 12 de abril de 2022 | 13:13

 
 
normal

Os contribuintes tÊm até 31 de maio para destinar parte do valor devido referente ao Imposto de Renda (IR) para projetos sociais - essa é a data também de término da declaração do IR à Receita Federal. Em Betim, cerca de 130 instituições estão cadastradas e reguladas a receber valores. Elas atendem mais de 4.200 crianças, adolescentes e idosos na promoção, proteção e defesa de seus direitos. 

Segundo os Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), os valores são destinados às instituições por intermédio dos Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e do Idoso (FMI).

Essas instituições são beneficiadas pelos recursos destinados aos fundos, desde que seus projetos tenham sido aprovados pelos conselhos em que são cadastradas.

Com a destinação de parte do IR são financiados projetos sociais, esportivos, culturais e de saúde, como os que são apoiados por esses dois fundos. Poucos contribuintes, porém, sabem que é possível doar parte de seu imposto para o projeto que apoia e como fazê-lo.

Parte dos recursos desses fundos provém de doações que podem ser deduzidas do Imposto de Renda, no limite de até 6% para pessoas físicas e 1% para pessoa jurídica.

Os recursos são aplicados em programas, projetos e ações de atendimento direto, de apoio sociofamiliar, de proteção e de defesa dos direitos dessas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou de risco social, situação muito agravada pela pandemia que impactou fortemente a vida das pessoas. 

A destinação de parte do IR para os fundos é feita de forma simples e sem custos para todos os contribuintes do IR. No caso de quem tenha IR a pagar, o valor doado para a instituição escolhida será subtraído da quantia a ser paga. Já no caso de IR a restituir, o valor doado será somado à restituição que se tem a receber e é corrigido pela Taxa Selic.

Como destinar os recursos no ato da declaração do IR 

1) Para destinar os recursos aos fundos é necessário optar pela declaração completa no sistema da Receita Federal e preencher valores sobre a renda e despesas do ano-base.

2) Vá até a aba “Doações diretamente na declaração”.

3) Acesse “Tipo de Fundo” e selecione “Municipal”. Depois, “Minas Gerais” e o nome do município ”Betim”. No lado direito da tela estará o valor total disponível para sua doação.

4) No campo “Valor” digite a quantia que deseja destinar. Clique em “ok”.

5 ) Após esse processo, clique em “DARF – Declaração Diretamente na Declaração – ECA”. Marque “Imprimir” para emitir o DARF.

É possível realizar o depósito na conta do FIA e do Fundo do Idoso até o último dia útil do ano. Basta enviar cópia do depósito para o CMDCA e para o CMI, que gerenciam os recursos, com os seguintes dados: Nome completo, CNPJ ou CPF, endereço, número de telefone, além de informar se o recurso é destinado a algum projeto ou instituição específica. Depois, é só pedir a emissão do recibo pelo CMDCA ou pelo CMI.