Betim tem atletas na disputa pela Copa Brasil de Atletismo Down | O TEMPO Betim
 
Inclusão

Betim tem atletas na disputa pela Copa Brasil de Atletismo Down

Torneio está sendo disputado na pista de atletismo do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, até sábado (9)

Publicado em 08 de dezembro de 2023 | 09:00

 
 
Competição nacional vai premiar com medalhas atletas individuais e por desempenho coletivo Competição nacional vai premiar com medalhas atletas individuais e por desempenho coletivo Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

A Copa Brasil de Atletismo Down, competição promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Intelectuais e que tem como objetivo incentivar e reunir atletas dos diversos Estados brasileiros, estimular o intercâmbio social e a prática esportiva, além de conscientizar a sociedade sobre o potencial desportivo do deficiente intelectual, tem neste ano a participação de 13 atletas do programa Viva o Esporte.

O torneio, dedicado exclusivamente aos atletas com síndrome de Down, está sendo disputado na pista de atletismo do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, até sábado (9).

Além de oferecer medalhas individuais, a competição vai premiar o desempenho coletivo, oferecendo troféus para as equipes que mais se destacarem ao longo do evento. Além disso, a Copa Brasil de Atletismo Down terá impacto significativo para o futuro dos participantes, já que os resultados alcançados pelos competidores servirão como índice para torneios futuros, demandando dos atletas um padrão técnico elevado para disputar competições similares em 2024. 

“Para Betim, participar da Copa é particularmente especial, pois estamos levando todos os alunos interessados do programa Viva o Esporte para representar a nossa cidade. A competição é mais que uma simples disputa, é uma oportunidade para os atletas iniciantes participarem de uma competição de alto nível, além de socializarem e interagirem com outros competidores. A Copa é o palco nacional em que podemos quebrar barreiras e desafiar estereótipos, mostrando que, com apoio e oportunidades, todos podem alcançar grandes conquistas”, destaca a treinadora da comissão, Luciana Lebrão. 

Homenagem

O esforço e o talento dos atletas do Viva o Esporte, programa desenvolvido pela prefeitura, serão coroados em um evento especial, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, nesta sexta-feira (8), às 18h, no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga. A entrada para o encontro é aberta ao público.

No evento comemorativo, chamado Momentos 2023, os alunos do programa receberão certificados, e uma homenagem será feita para os funcionários do programa. A expectativa é que 4.000 pessoas façam parte dessa comemoração.