Luta Antimanicomial

Betim tem exposição de fotos, textos e artesanatos nesta terça

Mostra começa às 10h e vai até as 17h, em quatro endereços: CPC Eva Maria de Carvalho, CPC Frei Chico, CPC Frei Estanislau e Centro de Memória e Ação Luís Veganin

Publicado em 16 de maio de 2022 | 18:53

 
 

Para marcar o Dia da Nacional da Luta Antimanicomial, que será comemorado nesta quarta (18), a prefeitura está promovendo uma série de ações nesta semana dentro do chamado Circuito Cultural. Nesta terça (17), haverá uma exposição de fotos, textos e artesanatos produzidos por trabalhadores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial. A mostra começa às 10h e vai até as 17h, em quatro endereços: CPC Eva Maria de Carvalho, CPC Frei Chico,  CPC Frei Estanislau e Centro de Memória e Ação Luís Veganin.  
 
Já na quarta-feira (18), o município se junta às demais cidades do Estado, para participar do Cortejo Antimanicomial, em Belo Horizonte. A concentração será às 14h, na praça Afonso Arinos, no Centro de BH. 

A Rede de Atenção Psicossocial de Betim é composta por três Centros de Referência em Saúde Mental adulto (Cersam Betim Central 24 horas, Cersam Teresópolis 24 horas e  Cersam Citrolândia), pelo Centro de Referência Infanto-Juvenil (Cersami), pelo Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps-Ad) e pelo Centro de Convivência Estação dos Sonhos, além de três moradias protegidas. Os serviços contam com diversos profissionais: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de suporte administrativo e serviços gerais.    
  
Além dos serviços da rede especializada, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NSAF) têm profissionais de saúde mental que atendem e fazem o acompanhamento dos pacientes na atenção básica.