Saúde

Betinense publica livro sobre envelhecimento saudável

Lançamento será na próxima quinta-feira (10), na Casa da Cultura Josephina Bento

Publicado em 07 de agosto de 2023 | 17:02

 
 
Bruno Diniz é o autor do livro. Bruno Diniz é o autor do livro. Foto: Arquivo pessoal
normal

Envelhecer costuma ser tabu para muita gente. Muitos não pensam sobre isso aos 20, alguns começam a refletir a respeito aos 30, e aos 40 ou 50, a luz amarela se acende para outros. Mas o fato é que a velhice chegará para todos e ter uma terceira idade saudável, é algo que deve ser cultivado pela própria pessoa.

É isso que aborda o livro ‘Ainda há tempo: envelhecimento bem-sucedido’, que será lançado na quinta-feira (10) pelo profissional de educação física e fisioterapeuta Bruno Diniz, de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

De acordo com o autor, a obra fala sobre como envelhecer de forma saudável e destaca que nunca é tarde para incluir hábitos que vão contribuir para esse envelhecimento. “Sabendo que começamos a envelhecer aos 30 anos, é como se fôssemos colocar na mala de viagem uma bagagem de tudo o que vamos precisar para colocar no nosso destino. No decorrer do livro eu falo sobre como não estamos preparados para a chegada da terceira idade e que ainda há tempo de lidar com isso”, conta.

Ele conta que a produção do livro durou cerca de dois anos e meio. A obra foi fruto de um dos trabalhos desenvolvidos no mestrado, que Diniz adaptou para se tornar um livro. O alvo, segundo ele, são pessoas de todas as idades. “Nós seremos a primeira geração a envelhecer com muita qualidade”, conta.

Segredo

A “receita” para ter um envelhecimento saudável, ele explica, é cuidar das três principais áreas da vida: física, mental e espiritual.

Bruno destaca que a atividade física há muito tempo deixou de ser vista como algo apenas para fins estéticos. “Quando eu fiz faculdade de Educação Física, em 2004, falava-se muito do corpo perfeito, com um olhar de beleza, apenas. Mas, hoje, vemos que o corpo perfeito é um corpo funcional, que atende às demandas diárias da pessoa e que quando se chega em casa no fim do dia você não sente dor”, exemplifica. Uma alimentação equilibrada também é fundamental.

Do ponto de vista mental, ele conta que é importante buscar o autoconhecimento e manter relações saudáveis. Por fim, é necessário que a pessoa também invista na própria espiritualidade, de acordo com a fé que ela acredita.

“São segmentos que parecem óbvios, mas só assim conseguiremos envelhecer com saúde. A gente tem mania de se colocar em caixinhas, como: estou indo para a academia e estou cuidando só do meu corpo. Não, você está cuidando de todas as áreas, porque não tem como separar corpo, mente e espírito, pois elas compõem um só indivíduo”, salienta.

Ele conta que o livro também fala para pessoas já na terceira idade sobre como encarar a velhice de uma forma mais leve, além de tratar temas considerados tabus, como a vida sexual após os 60 anos. 

Lançamento

O lançamento será na Casa da Cultura Josephina Bento, às 19h, com entrada aberta ao público. Durante o evento, ele planeja ter um bate-papo com os presentes sobre envelhecimento saudável, além de tirar dúvidas acerca do tema.

O autor

Bruno Diniz tem 37 anos, é bacharel em educação física pela Universidade Salgado de Oliveira, e fisioterapeuta graduado pela PUC Minas.

É especialista em educação física e gerontologia, e pós-graduado em treinamento funcional pela Unileya. É também mestre em educação e saúde pela Fundação Universitária Ibero-Americana.