Experiência

Betinenses lançam livro sobre casais empreendedores nesta quarta (27)

Obra conta com a experiência de 16 casais; lançamento será no Espaço Coffeeworking da cafeteria Mais 1 Café, no Centro

Publicado em 26 de setembro de 2023 | 21:44

 
 
Cristiane Rodrigues e Sérgio Araújo são empresários e relatam a experiência como o empreendedorismo no livro Cristiane Rodrigues e Sérgio Araújo são empresários e relatam a experiência como o empreendedorismo no livro Foto: Iara Fonseca/ Divulgação
normal

Empreender já é, por si só, um desafio. Mas empreender em casal traz desafios ainda maiores. É justamente este assunto tratado no livro ‘A arte da guerra dos casais empreendedores’, que conta com um capítulo escrito pelos empresários de Betim, na região metropolitana de BH, Cristiane Rodrigues e Sérgio Araújo, chamado ‘A formação de verdadeiros empreendedores’. 

O livro foi lançado nacionalmente no último dia 14 e contará com um lançamento especial em Betim nesta quarta-feira (27), às 19h. O evento será no Espaço Coffeeworking da cafeteria Mais 1 Café (rua Areclides do Pinho Ângelo, 14, no Centro). Durante o lançamento, eles irão vender e autografar os livros.

A obra conta com a participação de 16 casais de diversas parte do Brasil, sendo um deles de Angola. Em cada capítulo eles falam da própria experiência no universo do empreendedorismo. 

“Contamos a história de como começamos e o que nos levou a empreender. Falamos do desenvolvimento até chegar aqui e dos obstáculos que passamos para chegar ao sucesso, dando dicas e referências para quem deseja trilhar o mesmo caminho”, explica Cristiane. 

Sem dar muito spoiler, ela conta que também relata o motivo de ter enveredado pelo empreendedorismo: um diagnóstico de câncer de mama. O otimismo e a fé, ela salienta, foram fundamentais na retomada de um novo caminho.

“Tive que largar meu antigo emprego por causa da doença. Depois, veio a oportunidade da franquia e, com muita coragem e expectativa, embarquei no negócio, sempre com o apoio da minha família. Meu marido trabalha em outro local, mas ele está ao meu lado na direção do negócio, nos bastidores e nas organizações dos eventos que fazemos na cafeteria”, diz. 

União 

Na opinião da empresária, para que o negócio dê certo o casal deve andar lado a lado, principalmente na área financeira. “Se o casal pensar individualmente não dá certo. Não existe o meu e o seu: é tudo nosso. É um complementando o outro. No nosso caso, fazemos isso: os dois têm o mesmo objetivo e um ajuda e ampara o outro”, relata. 

Para os casais que pensam em empreender ela aconselha: “É preciso ter união e focar no seu propósito, colocar energia e entusiasmo na sua caminhada. Além disso, ter uma cartilha de gestão empreendedora é a base para qualquer início de negócio”, finaliza.