Flagrante

Bola de fogo que cruzou o céu de Betim tem características de lixo espacial

Físico Renato Las Casas explica o fenômeno e descarta possibilidade de meteoro; rastros luminosos foram registrados em diversos bairros da cidade

Publicado em 30 de dezembro de 2023 | 16:01

 
 
Fenômeno foi registrado em diversos bairros de Betim, na última quinta-feira (28) Fenômeno foi registrado em diversos bairros de Betim, na última quinta-feira (28) Foto: Grasiela Augusta/Reprodução
normal

A grande "bola de fogo" que cruzou o céu em Betim, na região metropolitana de BH, na última quinta-feira (28) e intrigou moradores de diversos bairros, têm características de lixo espacial.

A afirmação foi feita pelo físico Renato Las Casas, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do grupo de astronomia da instituição.

O fenômeno, registrado em diversos bairros da cidade, despertou a curiosidade e muitas pessoas acreditavam se tratar de um meteoro. No entanto, Las Casas afirma que o tempo de duração da queda da "bola de fogo" excluí essa possibilidade. "Quando fenômenos assim são registrados, avaliamos diversas características para tentar definir do que se trata. A maior probabilidade é que seja lixo espacial", afirma.

Segundo ele, os registros cada vez mais comuns desses fenômenos também têm explicação. "O lixo espacial está aumentando muito, mas não a esse ponto, de justificarmos uma frequência maior. A explicação mais plausível para tantos flagrantes está no fato de termos cada vez mais câmeras vigiando o céu. Os lixos são monitorados, as agências espaciais estão de olho e, geralmente, quando esses fenômenos ocorrem eles já estão sendo esperados mesmo, como os objetos luminosos da semana passada, registrados em diversos Estados, que se tratavam de restos de um foguete chinês, que já estavam prestes a cair", pontuou.

Rastro luminoso em Betim

Moradores de Betim foram surpreendidos por uma grande "bola de fogo" cruzando o céu na tarde da última quinta-feira (28). Um dos vídeos feitos pelas pessoas que testemunharam o momento, na região do bairro Jardim Alterosas, mostra o rastro luminoso cruzando o céu.


"Presenciamos que o rastro no céu estava diferente de um avião, porque havia coloração avermelhada. Embora no vídeo não apareça muito bem, percebemos que poderia ser um meteoro ou algo em chamas que possa ter entrado na atmosfera", disse química pesquisadora Fernanda Almeida, de 41 anos, leitora que enviou o vídeo para a reportagem.

(Com informações de Lisley Alvarenga)