Saúde

Campanha de multivacinação infantojuvenil em Betim começa no sábado (21)

Ação voltada para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos vai até o dia 4 de novembro; entenda

Publicado em 16 de outubro de 2023 | 12:52

 
 
Vacinação infantil Vacinação infantil Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

Começa, no próximo sábado (21), a Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes na faixa etária de 0 a 14 anos em Betim, na região metropolitana de BH. A ação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das vacinas e melhorar as coberturas vacinais no país.

No dia, os interessados podem procurar o Vacimóvel, que estará no bairro Jardim Nazareno, na regional Petrovale, para imunizar esse público. O veículo permanecerá estacionado na rua Cristina, 290.

Ao longo da semana, os imunizantes estarão disponíveis nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e tambémpor meio do Vacimóvel.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, todos os 17 imunizantes da rotina infantil e os sete da rotina dos adolescentes, além da vacina contra a Covid-19 serão disponibilizados. 

Dia D

O Dia D da campanha será realizado no último sábado do mês (28), quando todas as UBSs da cidade estarão abertas das 8h às 17h para atualização do cartão de vacinas. Na data, o Vacimóvel estará em frente ao Batalhão da 188ª Cia da Polícia Militar (rua Campos de Ourique, 1.633, Jardim Alterosas), das 8h às 16h, para atender as crianças e os adolescentes. 

Ao levar os filhos para vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinas da criança para conferência. Serão aplicadas as doses dos imunizantes que estão em atraso e/ou no prazo para recebimento, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“As vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e, antes de serem liberadas para uso, passam por um rigoroso processo de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Elas são a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis, por isso é importante que as pessoas mantenham a imunização em dia”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Cobertura Vacinal

O Ministério da Saúde estabelece meta de 95% de cobertura vacinal para quase todos os imunizantes disponíveis no calendário nacional. Em Betim, no primeiro trimestre de 2023, houve um aumento das coberturas das vacinas BCG (134,31%) e contra a hepatite B (131,38%) para crianças menores de 1 ano.

Outras vacinas, apesar de ainda não terem alcançado a meta, estão com melhor cobertura, como a Pentavalente (89,37%); o imunizante contra o rotavírus (82,93%); a Triviral D1 (81,86%); a vacina contra a hepatite A (84,58%); a DTP (89,37%); e o imunizante contra a febre amarela (88,87%). Contudo, a cobertura de algumas vacinas continua abaixo da meta, como a Pneumocócica (68,41%) e a que protege contra a varicela (74,63%).