Folia

Carlinhos de Jesus abre pré-Carnaval Betim 2024

Coreógrafo participa de evento que lançará a pré-folia na cidade; na ocasião, projeto idealizado por carnavalesco local homenageará pessoas ligadas à festa no município

Publicado em 17 de novembro de 2023 | 01:33

 
 
Consagrado dançarino, Carlinhos de Jesus fará participação especial em evento que lançará a pré-folia de Betim 2024 Consagrado dançarino, Carlinhos de Jesus fará participação especial em evento que lançará a pré-folia de Betim 2024 Foto: Divulgação

A largada para o pré-Carnaval de Betim 2024 será dada no domingo (19), quando a prefeitura, por meio da Secretaria de Arte e Cultura (Secult), anunciará a pré-folia no município, que deve acontecer uma semana antes do Carnaval oficial no país, marcado para ocorrer entre os dias 10 e 13 de fevereiro do ano que vem, além de algumas condições do edital 2024, que dever ser lançado no início de dezembro.

O evento será no Clube Atlético Rodoviário e terá a presença do consagrado coreógrafo e dançarino brasileiro Carlinhos de Jesus. Na ocasião, em que o artista fará uma apresentação com sambistas e passistas de Betim e região, um projeto idealizado pelo carnavalesco betinense Adelson Coelho vai homenagear artistas ligados à festa no município. 

“O pré-Carnaval de Betim em 2023 teve uma grande adesão de blocos e do próprio público, que aprovou o formato do desfile na tradicional Rua do Rosário, no bairro Angola. No ano que vem, vamos aprimorar a festa, oferecendo melhores condições tanto para os integrantes dos blocos quanto para quem for curtir a festa. Queremos potencializar a folia de Betim, promovendo a geração de trabalho e a revelação de talentos e fomentando o turismo local. E, para abrir a temporada do Carnaval com chave de ouro, decidimos convidar um artista consagrado nesse segmento, como é o Carlinhos de Jesus”, disse a secretária de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro. 

Os artistas homenageados no domingo receberão o Troféu Adelson Coelho, bailarino, coreógrafo, carnavalesco, produtor e curador que idealizou o projeto para Betim.

“Este domingo, abrilhantado com a presença de Carlinhos de Jesus, será o lançamento da pré-folia na cidade pela prefeitura. Vamos aproveitar e reunir artistas locais ligados às escolas de samba e aos blocos de rua de Betim, pessoas que fizeram a festa acontecer em nossa cidade por muitos anos e, por isso, merecem uma homenagem. Lançando esse projeto neste ano, a ideia é que, nos seguintes, essa premiação incentive e mobilize as pessoas no sentido de fomentar o setor e novos artistas para o crescimento do segmento, além de reconhecer todos que já contribuíram e seguem contribuindo para que a festa aconteça”, disse Adelson Coelho. “Será um movimento com um grande impacto social, cultural e artístico”, completou. 

Foram convidados para participar do evento de integrantes de blocos, artistas da cidade ligados ao Carnaval, além de autoridades municipais.

Presença ilustre

É a segunda vez que Carlinhos de Jesus vem a Betim. Em um dia atribulado de trabalho, nessa quinta-feira (16), ele conversou com a reportagem por telefone e revelou que está muito feliz de participar desse momento histórico para o pré-Carnaval da cidade. Confira:

Betim é uma cidade com muitos artistas. E por aqui já tivemos grandes Carnavais com a participação de escolas de samba. Enquanto profissional do Carnaval e como convidado especial desse evento que vai dar o pontapé para a folia de 2024 no município, você daria qual dica para que esses desfiles voltem a ocorrer? 
Minhas dicas são: 1- buscar incentivo, apoio e patrocínio dos órgãos governamentais; 2 - promover ações junto aos empresários locais, indústria e comércio, em busca de apoio e patrocínio; 3 - promover intercâmbio com entidades carnavalescas de outros Estados.

Qual a importância dos incentivos na cultura do Carnaval?
São necessários e importantíssimos, pois a festa popular engloba milhares de pessoas, como aderecistas, costureiras, carnavalescos, enfim, pessoas que trabalham o ano inteiro pra manter viva essa nossa cultura popular.

Para você, o Carnaval tem uma função social?
O Carnaval movimenta bilhões de reais por ano, gerando empregos e trazendo turistas de todo o mundo para cá. Além de abrirmos um leque de negócios, temos a verdadeira manifestação da diversidade por meio dos 
desfiles das escolas de samba, com seus enredos, que mantêm a memória da história brasileira.

Quem dança é mais feliz?
Não resta a menor dúvida. É mais feliz e também mais performático.

Qual o samba-enredo da sua vida?
“Chico Buarque da Mangueira” – no ano de 1998, quando fiz minha 1ª comissão de frente da Estação Primeira de Mangueira.

Você é um consagrado professor de dança de salão. Dançar a dois: por que ter essa experiência?
Pelos benefícios que a dança traz à saúde física, mental e social.

Como avalia o Carnaval de BH, do qual você, que vive isso de forma intensa o ano inteiro, participou em 2023?
Percebi um potencial artístico e cultural maravilhoso, pois, diante de tantas dificuldades que as agremiações tiveram, conseguiram mostrar belíssimos desfiles com criatividade, cores e alegorias! Imagine se tivessem mais recurso...

Já conhecia Betim? Como está sua expectativa para o evento?
Estive em Betim há muitos anos desfilando com a Mangueira em uma fábrica de automóveis. Agora, retorno convidado para esse evento, onde encontrarei “familiares”, pois o samba é uma grande família. Minha mensagem é que se unam e se fortaleçam pra manter viva a cultura dos grandes desfiles carnavalescos! Competência não lhes falta.