Depois de o município ter optado por não considerar como recesso as datas do Carnaval de 2021, a prefeitura vai fechar todos os pontos que dão acesso à lagoa Várzea das Flores, entre sábado (13) e terça-feira (16), para evitar aglomerações na represa. No período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de chuva forte na cidade.
Do último domingo (7) até as 17h de quinta (11), a Defesa Civil atendeu 33 ocorrências na cidade, como quedas de árvores, alagamentos de vias públicas e queda de muros. Já o volume de chuva atingiu 170 milímetros até quarta-feira (10).
Conforme o coronel Walfrido Lopes, da Defesa Civil, equipes da superintendência já estão de prontidão para fazer o deslocamento de emergência por causa das chuvas, caso haja a necessidade.
“Embora a Prefeitura de Betim tenha proibido eventos e colocado fim ao ponto facultativo de Carnaval, outros municípios e algumas empresas terão o recesso. Para evitar que banhistas, pescadores e embarcações usem a represa neste período, faremos essa operação”, salientou Lopes.
A ação em Betim conta com o apoio das polícias Militar e Ambiental de Betim e Contagem, bem como as Defesas Civil de ambas as cidades, o Corpo de Bombeiros, as guardas municipais dos dois municípios, além da Marinha do Brasil.
Conforme o Inmet, a previsão para o fim de semana é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura vai variar entre 18º e 26ºC, e a umidade relativa do ar deve girar em torno de 95%. Já na segunda (15) e na terça (16), a previsão para Betim também não é animadora.
“A chuva deve ser mais intensa no fim de semana. Mas, na segunda e na terça de Carnaval, a previsão é que ela continue, mas em menor intensidade. Há chances de o dia amanhecer com sol, mas no fim da tarde deve chover”, disse o meteorologista Lizandro Gemiacki.