O livro “Maria das Dores, Trilhas e Grãos”, da autora Wilma Trindade e que inspirou o espetáculo MariaS - encenado em agosto no teatro municipal - será lançado na Casa da Cultura de Betim, nesta sexta-feira (16), às 19h. O lançamento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
A obra aborda as mulheres e suas histórias de vida: fragilidades e forças, pensamentos e frustrações, a ditadura da submissão feminina e as relações abusivas.
Contando a história de Maria das Dores, "do morro e do mundo” e sua relação com o marido Beto e a sogra Berenice, o texto discute sobre a toxidade nas relações, a incentivada rivalidade feminina e o quanto o machismo é nocivo e cruel com as mulheres.
“Apesar de abordar um assunto tão sensível e doído, e que infelizmente é tão corriqueiro, também apresento às mulheres uma oportunidade de saírem de situações tão sofridas e até mesmo vexatórias. Por meio das dores de todas as Marias, ofereço com meus textos um leque de libertação para tantas outras Marias. É uma grande honra para mim incluir a Casa da Cultura no roteiro de lançamentos e também ofertar aos betinenses o meu trabalho”, destaca a autora do livro, Wilma Trindade.
Inspirado na obra de Wilma Trindade, a peça MariaS, que ficou em cartaz no dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco, foi premiada no XX Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, na categoria melhor atriz coadjuvante-drama, com Clarice Carvalho. Além disso, MariaS também recebeu a indicação de premiação de nas categorias “Melhor Atriz” e “Melhor Espetáculo”.
“O espetáculo MariaS foi sucesso de público em suas duas apresentações em Betim. Agora complementamos a iniciativa com o lançamento do livro 'Maria das Dores, Trilhas e Grãos', que foi a principal inspiração da peça. Para quem assistiu, essa é uma grande oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o tema. Para quem não pôde assistir, esse é momento de, por meio desse belo trabalho literário, se conscientizar um pouco mais sobre a violência contra mulher, que demanda com urgência a atenção de toda a sociedade”, convida o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.