Dois homens armados e com os rostos tampados invadiram o Cemitério Parque do Cachoeira, em Betim, na região metropolitana, renderam o vigia e destruíram um armário. A ação criminosa aconteceu na noite desse domingo (26). Segundo a prefeitura, os vândalos estavam em busca de dinheiro e levaram uma pequena quantia.
Além de destruir o móvel, a dupla espalhou pertences dos funcionários pelo chão e levou o celular do vigia. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso, repassado para investigação da polícia.
"O vigia estava jantando no momento em que os homens chegaram, pularam as grades do cemitério e, até de maneira violenta, renderam o funcionário. O cemitério possui 12 câmeras de vigilância, e eles passaram justamente pelo local em que elas não captaram muito bem a ação. Além disso, foram direto para o armário, procurando dinheiro, parecendo que sabiam o que procuravam. Tanto é que não levaram computador, televisão nem rádio- comunicador. E ainda perguntaram ao vigia sobre as câmeras", relatou o gerente de Cemitérios Municipais de Betim, Márcio Aurélio Martins.
Além do armário, nenhum espaço foi danificado. "A gente vai colocar mais vigias no local. Mas dói ver um espaço como esse sendo alvo de vandalismo. Já seria um absurdo arrombar e roubar qualquer lugar, mas ver isso em um cemitério é mais dolorido", completou.
A presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), responsável pela gerência dos cemitérios da cidade, Marinésia Makatsuru, lamentou o episódio. “Desde que assumimos a gestão dos quatro cemitérios da cidade, investimos e cuidamos com muito carinho desses espaços, que são tão essenciais à comunidade. A população reconhece e elogia o nosso trabalho. Recebemos com pesar a notícia de uma ação criminosa como essa, mas vamos continuar trabalhando em benefício de todos”, afirmou.
A polícia investiga o caso.