O encerramento das atividades do programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi marcado por uma cerimônia realizada no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga nesta sexta-feira (16). Alunos, pais, professores, técnicos e coordenadores participaram do evento.
Criada há 38 anos como um projeto, a iniciativa ganhou status de programa de políticas públicas em julho último. Em quase quatro décadas, a ação vem fomentando a prática esportiva na cidade e oferecendo oportunidades a atletas que vêm despontando em suas modalidades.
“É um programa imenso, que faz bem a muitas pessoas, envolve mais de 6.000 alunos e centenas de professores. Ele cumpriu a sua missão de levar o esporte, em muitas modalidades, ao conhecimento do jovem, inclusive desenvolvendo alguns já em nível muito bom, e dando a eles outra possibilidade de enxergar a vida, praticando coisas que formam a disciplina, geram saúde e tiram da rua e do ócio, e isso foi muito bom”, avaliou o prefeito Vittorio Medioli (sem partido).
“A política pública melhora não apenas a qualidade do esporte, mas a segurança e a educação e trabalha muito também a questão do aluno em sala de aula”, completou o secretário municipal de Esportes, Renato Ti-Rei.
Atualmente, o Viva o Esporte oferece aulas de golf 7, iniciação esportiva, taekwondo, futsal, hidroginástica, ginástica para a saúde, basquete, atletismo, vôlei, vôlei de praia, handebol, ginásticas rítmica e artística, judô e xadrez. Em breve, será ofertado também o bicicross/BMX.
Aluna de várias modalidades, Daniela Assunção, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças resumiu o que sente pelo programa: “Eu amo o Viva o Esporte!”.