Saúde mental

Cersam Betim Central passa a funcionar em nova sede a partir desta sexta (30)

Unidade é mais ampla e fica na rua Horizonte Belo, 170, no bairro Filadélfia

Publicado em 29 de junho de 2023 | 15:18

 
 
normal

A partir desta sexta-feira (30), o Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) Betim Central, na região metropolitana de BH, passa a funcionar em nova sede, localizada no bairro Filadélfia (rua Horizonte Belo, 170). De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o local é mais amplo, garantindo mais conforto para pacientes e trabalhadores.

Uma inauguração será realizada nesta sexta, às 9h30, com a participação de gestores, profissionais e usuários da rede de saúde mental, para marcar o início dos trabalhos na nova unidade. O atendimento à população começa às 12h do mesmo dia.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a nova sede do Cersam Betim Central conta com uma infraestrutura mais apropriada. São nove leitos para permanência noturna, sendo um exclusivo para pacientes do Centro de Referência em Saúde Mental Infanto-Juvenil (Cersami); quatro salas para atendimento ambulatorial; uma sala para acolhimento; uma enfermaria para atendimento a crises; enfermarias masculina e feminina; quadra esportiva; e área para oficinas terapêuticas. 

A coordenadora de Saúde Mental da rede SUS Betim, Carolina Guimarães, destaca que o município foi pioneiro na luta antimanicomial, iniciando, no fim da década de 1980, o cuidado em liberdade, ainda com uma equipe mínima de saúde mental. 

“De maneira ética e corajosa, Betim sustentou o cuidado em liberdade, que é o cerne de nosso trabalho e assim tem sido até os dias atuais. É com muito orgulho dessa história e de todos os atores envolvidos que entregamos a nova sede do Cersam Betim Central”, salientou a profissional.

Rede de atenção

Betim oferece diversos serviços no SUS para pacientes que precisam de acompanhamento em saúde mental, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

Conforme divulgado pela secretaria Municipal, atualmente, a Raps é composta por três Centros de Referência em Saúde Mental: Cersam Betim Central, Cersam Teresópolis e Cersam Citrolândia; além do Centro de Referência Infanto-Juvenil (Cersami), do Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), do Centro de Convivência Estação dos Sonhos e de três Serviços Residenciais Terapêuticos.

As unidades contam com diversos profissionais: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e equipe de suporte administrativo e serviços gerais.

Além dos serviços da rede especializada, os pacientes que necessitam de cuidados em saúde mental também recebem atendimento e acompanhamento das equipes Multiprofissionais (eMulti) da Atenção Primária à Saúde.