O período chuvoso traz uma preocupação para todos: o perigo de proliferação de focos do mosquito causador da dengue. Até a segunda (15), 119 notificações da doença já tinham sido feitas em Betim, com 21 casos já confirmados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a prefeitura, as medidas de combate da doença estão sendo intensificadas na cidade. “As ações incluem a participação de lideranças comunitárias, agentes de combate a endemias e unidades básicas de saúde. Serão realizadas visitas aos imóveis e abordagem dos moradores com orientações sobre o combate aos focos do Aedes aegypti, bem como o recolhimento de inservíveis e eliminação dos focos encontrados”, informou em nota.
Segundo informações do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito em janeiro pela prefeitura – estima-se que das 193 mil moradias que existem na cidade, cerca de 6.000 estão infestadas com o mosquito Aedes aegypti, também transmissor da zika e chikungunya.
Os resultados do último LIRAa vão ajudar a prefeitura a traçar ações e intensificar o trabalho que já vem sendo realizado, desde 2017, de controle e combate ao mosquito em Betim. Com o levantamento, as áreas de maior risco para a ocorrência de epidemias, ou seja, com maior índice de infestação, receberão ações de bloqueio para eliminação dos focos.