Citrolândia, em Betim, recebe evento de promoção da saúde e da cidadania | O TEMPO Betim
 
Aberto a população

Citrolândia, em Betim, recebe evento de promoção da saúde e da cidadania

Evento gratuito será promovida pela prefeitura, em parceria com a PUC Minas, na próxima quinta-feira (5); saiba mais

Publicado em 02 de outubro de 2023 | 09:00

 
 
Promoção à saúde. Promoção à saúde. Foto: Imagem ilustrativa | Freepik/ Divulgação
normal

Na próxima quinta-feira (5), a região do Citrolândia em Betim, na região metropolitana de BH, recebe um evento especial em homenagem ao Dia das Crianças. A ação, porém, contará com atividades para públicos de todas as idades, na Escola Estadual Gramont Alves Gontijo, das 8h às 17h.

O evento será realizado pela prefeitura, em parceria com a PUC Minas. Estão previstas iniciativas de educação em saúde e cidadania, como oficinas, palestras, rodas de conversa, avaliação corporal e atividades físicas. 

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Trincheira farão avaliação antropométrica e aferição de pressão arterial dos participantes. Para as mulheres, como parte da campanha Outubro Rosa, serão realizadas ações de prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero, com o encaminhamento para exames de prevenção. 

O público também poderá participar de atividades preparadas pelos alunos e professores da PUC Minas - campus Betim, dos cursos de biomedicina, direito, enfermagem, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, e psicologia. Alguns dos temas abordados serão higiene íntima; saúde da mulher; tabagismo; mediação de conflitos; direitos e deveres de crianças e adolescentes; saúde animal; bem-estar e regulação emocional; saúde do adolescente; saúde do idoso; e alimentação saudável. 

Outro destaque é a presença do Vacimóvel, das 8h às 12h, oferecendo vacinas contra a meningite; o tétano e a difteria; o HPV; e a Covid-19.  

“Articular as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em parceria com as instituições de ensino faz toda diferença para a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente quando o foco são crianças e adolescentes. Todas as unidades de Atenção Primária em Saúde desenvolverão ações ao longo de outubro destinadas às crianças e às famílias”, explica o diretor operacional da Saúde de Betim, Nilvan Baeta. 

O evento é gratuito e aberto a toda a população. A escola fica na rua Humberto Campos, 260, no bairro São Salvador.