Betim

Cleusa Lara lança campanha com palco multipartidário

Pelo menos seis candidatos de Betim a uma vaga de deputado estadual marcaram presença no evento e garantiram apoio à vice-prefeita, que busca uma cadeira na Câmara Federal

Publicado em 30 de agosto de 2022 | 20:59

 
 
normal

A vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara (UB), lançou, na noite dessa terça-feira (30), sua campanha ao cargo de deputada federal. Foi a primeira candidata de Betim, na região metropolitana de BH, a utilizar uma praça pública para realizar o lançamento de candidatura. O evento ocorreu em toda a extensão da praça do Encontro, entre as avenidas Marco Túlio Isaac e Edméia Matos Lazzarotti, no centro da cidade. 

De acordo com os organizadores, cerca de 2.000 pessoas estiveram presentes em todo o período de realização do comício, que se iniciou por volta das 19h e teve uma duração de aproximadamente duas horas.  

No evento, Cleusa Lara contou com a participação de quase todos os candidatos a deputado estadual por Betim, formando assim uma rede de apoio multipartidário. Entre os presentes estavam Clebinho Rezende (PROS), Ronie Von, o Neguinho (UB), Maria Vanuzia (UB), Thiago Santana (PCdoB) e Leila Brasil (UB). 

Além dos candidatos aliados, subiram ao palco vereadores, secretários e lideranças municipais, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, e o candidato a governador de Minas pelo Partido Liberal (PL), senador Carlos Viana. 

Todos os candidatos a deputado estadual fizeram elogios ao desempenho de Cleusa Lara nos cargos políticos que assumiu ao longo de sua trajetória em Betim e em Brasília. Antes de se tornar vice-prefeita de Vittorio Medioli, a candidata a deputada federal pelo União Brasil foi assessora parlamentar em Brasília, secretária de Governo e de Gabinete nas gestões de Carlaile Pedrosa (PSDB) e de Medioli, além de secretária de Assistência Social, pasta pela qual foi capaz de contribuir fortemente com a diminuição dos impactos da pandemia de Covid-19 nas comunidades mais carentes do município.

“Temos o orgulho de fazer parte desse projeto que transformou a cidade de Betim em um município que sabe valorizar a competência, a honestidade e o trabalho. Estamos conscientes de que precisamos eleger uma bancada forte de deputados para garantir voz às questões de que Betim tanto necessita, e Cleusa, assim com a minha candidatura a deputado estadual, representa essa possibilidade”, disse Clebinho Rezende, do PROS.

Outro que se manifestou a respeito da candidatura de Cleusa Lara foi o vereador Thiago Santana, do PCdoB. “Aqui não estamos preocupados com questões partidárias. Somos de partidos distintos e temos opiniões que se divergem, mas o momento precisa de união para manter Betim como a cidade que se transformou para melhor. Por isso, meu apoio irrestrito à Cleusa”, afirmou. 

Já Ronie Von, o Neguinho, do mesmo partido de Cleusa, destacou: “Eu fui uma das primeiras pessoas que abraçaram a campanha de Vittorio Medioli. O resultado é esse que todo mundo está vendo. A cidade avançou e se transformou em uma locomotiva de progresso, com resultados nas áreas de educação, saúde, assistência social e construção de obras que impressionam todos em Minas Gerais e no país”.

“É hora de reforçarmos o papel da mulher na política brasileira. Com minha candidatura a um cargo na Assembleia Legislativa e com a Cleusa no Congresso Nacional, estamos cavando esse espaço. Temos a honra de representar as mulheres de Betim nesse processo, sempre destacando o papel da família e de nossas tradições na política nacional, tão marcada pelo protagonismo dos homens”, destacou Maria Vanuzia. 

Já em sua fala de encerramento do comício, Cleusa Lara explicou como se tornou candidata e reafirmou o seu compromisso com a cidade. “Não tinha a intenção de me candidatar. Foi um convite de Vittorio Medioli. E, para manter o excepcional trabalho que esse empresário tem feito por nossa cidade, resolvi aceitar. Portanto, o meu compromisso é de fazer para a população de Betim o que Vittorio tem feito ao longo de todos esses anos. Serei uma deputada assídua e presente na busca de soluções para os problemas que afetam nossa querida cidade”, concluiu.

Trabalho como vice

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), fez questão de estar presente no lançamento da campanha a deputada federal de sua vice, Cleusa Lara. Em seu discurso, ele exaltou o trabalho que ela desenvolve ao seu lado há mais de 30 anos. “Conheço bem a Cleusa. Ela começou a trabalhar comigo ainda muito jovem e, desde então, vem mostrando compromisso, lealdade e competência em sua trajetória”, disse. 

Para Vittorio, o momento é de ter novamente a representação da cidade nas Casas Legislativas do Estado (Assembleia Legislativa) e do país (Congresso Nacional). “Ter alguém em Brasília, na Câmara Federal, faz muita falta para Betim. Essa representatividade nos fortalece como município e também permite-nos avançar e combater as injustiças que são feitas contra essa população, que sabe reconhecer quem a trata bem”, ressaltou.

Vittorio destacou as lutas de Betim contra a construtora Andrade Gutierrez e o Rodoanel projetado pelo Estado, que pode cortar a cidade ao meio, causando muitos transtornos para o município e sua gente. “Até hoje conseguimos segurar o pagamento de uma dívida fraudulenta de uma construtora condenada por corrupção. Também estamos na batalha para evitar que uma rodovia corte a cidade, sem o menor planejamento. Todas essas batalhas estamos enfrentando sozinhos. Por isso, a importância de termos representantes em Brasília para nos ajudar. Cleusa tem todas as condições de exercer bem esse papel. Da mesma forma, todos aqui, que subiram a esse palco, têm condições de ser eleitos e nos ajudar na Assembleia Legislativa”, concluiu.

Apoio

O candidato a governador de Minas, senador Carlos Viana (PL), também ressaltou a importância de se eleger pessoas com o perfil de Cleusa Lara para a Câmara Federal. Representante do presidente Jair Bolsonaro no Estado, Viana aproveitou o evento em Betim para pedir votos e destacar a necessidade de eleger um candidato que seja, de fato, uma opção entre Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo), a quem ele se dirigiu como uma pessoa apática em relação aos problemas que minas Gerais historicamente enfrenta. 

“Sou candidato, com o apoio de Bolsonaro, para mudar essa história recente de submissão de Minas Gerais. Só para vocês terem ideia, eu, juntamente com o presidente, garantir quase R$ 2 bilhões para a extensão do metrô da capital, o que poderia ajudar inclusive Betim, porém o Estado não providenciou a concorrência. Portanto, minha candidatura veio para ser um salto no desenvolvimento de Minas. Betim está de parabéns pelo prefeito que tem, e, agora, tem a oportunidade de eleger alguém com o mesmo perfil dele, que é Cleusa Lara”, disse.