Clientes de bancos de Betim reclamaram da redução de atendimento em algumas agências da cidade. Nesta segunda (11), por exemplo, das agências do Itaú/ Unibanco no centro, apenas uma oferecia atendimento ao público nos caixa-rápido. As demais estavam abertas apenas para uso do caixa eletrônico. Com isso, havia uma fila enorme durante todo o expediente, causando aglomeração.
O auxiliar de transporte Hital Felipe Martins, 20, é uma das pessoas que estavam na fila da única agência do Itaú aberta no centro. "Está muito grande mesmo. O pior é que apenas uma agência está abertas no centro, as demais, estão fechadas. Isso em plena pandemia, em que pedem para a gente não aglomerar", disse.
O autônomo Paulo Soares também ficou revoltado com a situação. "Eu fui na agência da (rua) Rio de Janeiro e estava fechada. Vim para essa aqui, e a fila está enorme. Eu faço quase tudo no caixa eletrônico ou pela internet, mas tem momentos que a gente precisa do atendimento pessoal presencial. Mas há momento que não tem jeito", declarou.
No início da tarde, a reportagem percorreu das agências do centro de Betim e verificou que a maioria estava com atendimento presencial. Em uma delas, do Bradesco, estavam sendo distribuídas senhas para quem estava na fila.
Outra questão é que boa parte das pessoas não estava respeitando o distanciamento nas filas.
Em nota, a assessoria de imprensa do Itaú/ Unibanco respondeu que as agências foram fechadas temporariamente por suspeita de casos de Covid-19, e que todos os funcionários das unidades foram afastados de suas funções. "As agências foram fechadas para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados. Os caixas eletrônicos das unidades 6505 e 3615 seguem funcionando normalmente, inclusive para depósitos. Clientes que necessitarem de atendimento presencial podem se direcionar para a agência 8895. O Itaú reforça, contudo, a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes", diz a nota.
Contudo, o banco não informou quando deverá reabrir as agências fechadas na cidade.
O diretor da Vigilância Sanitária de Betim, Nilvan Baeta, afirmou que é importante que as pessoas denunciem formalmente a situação por meio dos canais oficiais disponilizados pela prefeitura e que a fiscalização será intensificada. "Inclusive, agentes da força-tarefa de fiscalização, composta pela Guarda Municipal e pela Vigilância em Saúde, irá até o banco verificar o cumprimento das normas sanitárias. Caso haja descumprimento, o local será autuado e pode até ser fechado", afirmou.
A população pode fazer denúncias pelo WhatsApp, por meio dos números (31) 98644-7700 e (31) 99966-2480. A prefeitura pede que as pessoas enviem fotos ou vídeos.
Além do whatsapp, as denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, nos telefones (31) 3512-3453 ou (31) 3512-3315 ou no e-mail faleouvidoria@betim.mg.gov.br.