MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA

Comissão de Ética inicia apuração do caso de Gilson da Autoescola

Reunião será nesta sexta-feira (13), às 9h. Parlamentares vão discutir se houve quebra de decoro durante participação do vereador nas manifestações do último dia 8

Publicado em 12 de janeiro de 2023 | 14:56

 
 
Câmara de Betim. Câmara de Betim. Foto: Ronaldo Silveira.
normal

A Comissão Permanente de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos da Câmara Municipal de Betim se reúne nesta sexta-feira (13), às 9h, para dar início ao processo de averiguação dos fatos que envolvem a ida do vereador Gilson da Autoescola (Cidadania) ao protesto ocorrido em Brasília no último domingo (8). Durante o ato, manifestantes invadiram e vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. 

O legislativo municipal está de recesso e a convocação para a reunião foi extraordinária. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Daniel Costa (PT), esse encontro será o primeiro para debater a situação e analisar os fatos que envolvem Gilson.

“Uma vez que se instaura esse trabalho de apuração sobre a quebra de decoro, temos que conceder a ampla defesa também. Já devemos amanhã fazer o esboço e assim por diante dar uma sequência para apurar melhor esses fatos. Por fim, chegar a uma conclusão para apresentar à presidência da Câmara”, explicou.

Não há prazo para a entrega do relatório final, mas o parlamentar destacou que a comissão irá se utilizar do “tempo necessário, sem protelamento”.

Partido pede expulsão

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, encaminhou representação ao Diretório Municipal de Betim pedindo a expulsão do vereador Gilson da Autoescola. 

Em nota divulgada pelo partido, Freire destaca que tal comportamento “contraria não apenas o Estatuto, o Programa e o Código de Ética do Partido, mas qualquer atividade pública, as leis e a Constituição”. Ele também destaca que a participação nos atos de domingo causa “dano de imagem irreparável” ao Cidadania.

Em resposta à reportagem, Gilson destacou que se sente seguro em relação à decisão do partido "pois não fez nada de errado". Ele ainda considera normal a nota oficial publicada pela Câmara Municipal pois, "se a notícia chega ao Legislativo, ainda que mentirosa, é natural que apurem".

"Peço desculpas a quem interpretou minha presença no local como ofensiva; nunca desejei trazer transtornos a Betim e a qualquer cidadão", conclui.

 

Membros da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Betim:

Daniel Costa (PT) - Presidente

Tiago Santana (PCdoB) - Relator

Léo Contador (União) 

Dudu Braga (PV)

Klebinho Rezende (PROS)