Intercâmbio

Comitiva inglesa visita o Instituto Ramacrisna, em Betim

Equipe irá participar das ações da instituição e irá desenvolver atividades com os atendidos

Da Redação

Publicado em 04 de agosto de 2023 | 08:00

 
 
Intercâmbio no instituto betinense durará um mês. Intercâmbio no instituto betinense durará um mês. Foto: Divulgação/ Instituto Ramacrisna

Ao longo do mês de agosto, uma comitiva da Liverpool Hope University, da Inglaterra, passará pelo Instituto Ramacrisna em Betim, na região metropolitana de BH, para conhecer as atividades desempenhadas pela instituição social.

O grupo britânico é formado por professores e alunos participantes do projeto Solidariedade Globalizada. A parceria entre a universidade inglesa e o Ramacrisna é realizada desde 2004 e, a instituição brasileira, é a única de língua não inglesa a participar do projeto.

Durante o intercâmbio, a equipe irá desenvolver atividades artísticas, esportivas e educacionais com os alunos dos diversos núcleos do instituto, como o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (Caer), Orquestra Filarmônica Jovem Ramacrisna, FabLab (Fabrication Laboratory), entre outros.

Trocas e aprendizados

Para a vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, além do reconhecimento, o maior ganho da parceria é a troca cultural. “Os professores e estudantes da Liverpool Hope University dividem com os participantes das atividades no Ramacrisna, a milenar cultura de Liverpool e da Inglaterra. Convivendo com as crianças e jovens, os ingleses conhecem nossa cultura, comida, música e a natureza exuberante”, salienta.

As funcionárias Rebekah Okpoti e Melissa Grindon relatam a importância desta troca de conhecimentos: "É uma alegria estar aqui com vocês no Brasil, estamos animadas para ver nossos alunos se integrarem a uma nova comunidade, compartilharem suas habilidades e desenvolverem sua confiança", disseram.

A Okpoti leciona música na Liverpool Hope University e é uma organista de concertos e professora de música internacional. Já Grindon é uma autora publicada e professora de dança irlandesa.

As alunas Nicole, Melissa, Sacha e Josie são especializadas em música, dança, teatro, educação, esporte e geografia. Elas afirmaram estarem ansiosas para compartilhar suas habilidades e aprender mais sobre o projeto. 

(Com informações do Instituto Ramacrisna)