Concurso premia jovem de Betim por melhor redação | O TEMPO Betim
 
Entre mais de 10 mil

Concurso premia jovem de Betim por melhor redação

Ana Laura ficou em primeiro lugar e recebeu prêmios em dinheiro e produtos lácteos; adolescente faz planos de estudar no exterior

Publicado em 07 de outubro de 2022 | 00:46

 
 
normal

A jovem Ana Laura Freitas Saraiva, de 17 anos, foi a vencedora do Concurso de Desenho e Redação do Silemg 2022, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais. A estudante do terceiro ano do ensino médio da unidade Betim do Sesi Senai ficou em primeiro lugar na categoria redação – cujo tema foi “Os benefícios nutricionais do leite e derivados” –, desbancando mais de 10 mil inscritos.

Além de uma premiação em dinheiro, Ana Laura ganhou uma bolsa térmica com produtos lácteos. Já a professora de redação da adolescente, Shelian Caroline, foi premiada com um ultrabook e também com itens derivados do leite.

“Eu tento agarrar todas as oportunidades que vejo e sempre penso em dar o meu melhor. Tive pouco mais de uma semana para me preparar para esse concurso e, honestamente, não pensei que fosse ganhar”, admite a jovem.

Apesar da modéstia, a estudante revela que vem treinando a produção de textos há cerca de um ano como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, ainda se sentiu desafiada pelo gênero proposto no concurso, o exposed, muito utilizado na internet em relatos que expõem crimes e maus comportamentos. “É algo novo até para a minha professora, mas está muito relacionado à criatividade, e eu me considero uma pessoa criativa”, diz Ana Laura.

Superada a surpresa com a primeira colocação, a adolescente já tem planos para usar o prêmio que recebeu: pagar as taxas de inscrições das instituições de ensino internacionais nas quais ela pretende se inscrever – e que cobram em dólar. “Fiquei muito grata porque é um dinheiro que eu já estava trabalhando para conseguir”, diz a vencedora.