Na próxima terça-feira (26) serão empossados os novos conselheiros municipais de saúde eleitos de Betim, na região metropolitana de BH. A cerimônia será no auditório do Centro Administrativo, às 16h30.
Eles atuarão nas esferas regional e local no triênio 2023-2025. A função dos empossados será propor, implementar e fiscalizar a execução das políticas públicas de saúde do município.
Organizados de forma colegiada e proporcional ao Conselho Municipal de Saúde, os conselhos locais e regionais são compostos por 50% de representantes dos usuários; 25% de representantes dos trabalhadores dos serviços de saúde; e 25% de representantes do governo municipal.
Serão empossados 80 conselheiros titulares e 80 suplentes para os dez conselhos regionais. Já para atuar nos 38 conselhos locais, tomarão posse 152 conselheiros titulares e 152 suplentes.
“A posse dos novos conselheiros tem importância singular para o controle social da política de saúde do município. Estamos resgatando a participação popular, contribuindo de forma efetiva para a prestação de serviços assistenciais para a sociedade betinense, conforme preconiza nossa legislação”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto dos Santos.