Pandemia

Coronavírus: Betim inaugura mais 50 leitos nesta terça-feira (14)

Eles foram instalados no Centro Materno-Infantil e vão atender casos mais graves com suspeita de Covid-19

Publicado em 12 de abril de 2020 | 20:42

 
 

Na luta contra o novo coronavírus, Betim, na região metropolitana da capital, ganha um importante reforço para impedir o avanço da pandemia na cidade. Nesta terça-feira (14), 50 leitos do que será chamado Centro de Tratamento Intensivo (Cecovid-Betim 1), criado anteriormente no Hospital Público Regional de Betim, serão instalados no prédio do Centro Materno-Infantil para atender os casos mais graves de pacientes com a Covid-19. 

A expectativa é que esse número seja ampliado gradativamente de acordo com a necessidade. A unidade tem capacidade para a instalação de até 170 leitos de UTI. 

Nos esforços para derrotar a pandemia, Betim também conta com o Hospital de Campanha, instalado no Fiat Clube em tempo recorde pela prefeitura como parte das ações emergenciais no combate ao coronavírus. Denominada Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid-Betim 2), a unidade conta com 120 leitos, sendo 116 de observação e quatro de UTI, para atender pacientes de risco moderado com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. 

Em funcionamento desde 4 de abril, o Hospital de Campanha de Betim já atendeu oito pacientes com sintomas, sendo que dois já receberam alta médica.

Ao todo, o município poderá chegar a 370 leitos, já que mais 80 vagas poderão ser abertas no Hospital de Campanha para pessoas em recuperação.

Plano de Enfrentamento

Além de criar o Hospital de Campanha e implantar dezenas de leitos no Centro Materno-Infantil para tratar a Covid-19, Betim já adotou diversas  ações para conter a propagação do  coronavírus na cidade, a exemplo da distribuição de 120 mil litros de álcool líquido para a população, da oferta do auxílio de R$ 59 para estudantes da rede pública de 0 a 17 anos e da desinfecção de todos os pontos com aglomeração de pessoas na cidade. 

Coronavírus em Betim

O número de casos confirmados da Covid-19 em Betim subiu de seis para nove, segundo o último balanço do Estado, que não divulgou o perfil dos três pacientes descobertos mais recentemente. De acordo com a prefeitura, cinco pessoas já foram curadas. Ao todo, são 1.692 notificações no município. Desses, a Vigilância Epidemiológica de Betim descartou 278.