Depois de determinar, nesta terça-feira (2), o fechamento novamente de todos os shoppings centers e academias da cidade por 15 dias para conter a propagação do novo coronavírus, neste fim de semana, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, iniciará uma nova fase da distribuição de álcool líquido a 70% nas regionais onde se concentram os maiores índices de casos de síndromes gripais no município.
A “Ação do Bem”, que já aconteceu anteriormente no início da pandemia, levará cerca de 20 mil garrafas de 500 ml de álcool para os moradores do Imbiruçu, Teresópolis e Alterosas, que não têm condições financeiras de adquirir o produto. O restante – 30 mil garrafas – deverá ser entregue no decorrer da próxima semana.
A expectativa é que a ação aconteça em duas etapas, com início neste fim de semana e tendo prosseguimento nos próximos dias. O processo de evasamento das garrafas foi realizado por equipes da prefeitura na divisão de obras da Ecos.
Para evitar filas que favorecem a aglomeração de pessoas, a distribuição será feita de porta em porta, por equipes organizadas pelos gerentes responsáveis por cada regional.
De acordo com o diretor de Serviços Ambientais da ECOS, Ronie Von Fonseca, com o aumento do número de casos registrados no município, a ação é mais uma medida de prevenção para tentar diminuir a propagação do coronavírus. “Estamos acompanhando o aumento dos índices de infectados pela doença em todo o país e, mais do que nunca, é importante que as pessoas tenham consciência da gravidade da situação e se atentem às medidas de prevenção, como uso da máscara, o distanciamento social e também a higienização das mãos”, afirmou.
O produto será doado pela Sada Bioenergia, uma das empresas de Medioli, sediada em Jaíba, no Norte do Estado. Ao todo, somando com a primeira fase da ação realizada na cidade, já foram doados 170 mil litros de álcool desde o início da pandemia.
Ações intensificadas
Nos últimos dias, a prefeitura adotou diversas medidas pontuais nas regionais. Na terça-feira (2), o caminhão de névoa usado para reforçar a desinfecção de vias públicas passou pela região do Alterosas e percorreu também as ruas do Jardim Brasília e Niterói.
Nos locais onde não é possível que o caminhão transite, a desinfecção dos espaços públicos com o sistema manual continua. Na segunda-feira (1º), os agentes percorreram o Teresópolis passando pelos becos da Paz, da Amizade, das Orquídeas, além do beco Belo, Ceará, Pará, Maravilha e Santa Lúcia.
No último domingo (31), um mutirão também foi organizado e dezenas de agentes da prefeitura e voluntários percorreram a região do Alterosa conscientizando os moradores sobre a doença e distribuindo 25 mil máscaras, doadas pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv).