Covid: Betim desobriga uso de máscara em locais fechados | O TEMPO Betim
 
Flexibilização

Covid: Betim desobriga uso de máscara em locais fechados

Decisão da prefeitura, válida a partir desta quinta-feira (8), foi motivada pelos indicadores epidemiológicos da cidade

Publicado em 08 de setembro de 2022 | 20:16

 
 
normal

Diante da queda das internações e dos óbitos por causa da Covid-19, a Prefeitura de Betim decidiu voltar a liberar o uso de máscaras em locais fechados, como escolas, farmácias e transporte público. 

A medida com a flexibilização da utilização do acessório de proteção, que passa a ser facultativo, foi publicada no Órgão Oficial do Município, na última quinta-feira (8), e já está valendo, conforme o decreto nº 43.518/2022. 

“No ano passado, tivemos 21.771 casos de Covid e 1.086 óbitos. Em 2022, mesmo faltando quatro meses para o fim do anos, registramos 19.694 casos do coronavírus, mas com 80 mortes por causa da doença, ou seja, uma queda vertiginosa das mortes. Isso se deve principalmente ao aumento da cobertura vacinal, que faz com que as pessoas infectadas tenham quadros mais leves da doença, necessitando de menos tempo de internação e reduzindo assim a mortalidade. Além disso, hoje não temos nenhum paciente ocupando leitos de UTI, ou seja, pacientes graves por conta da Covid”, explica o secretário municipal de Assistência à Saúde, Hilton Soares. 

O procurador-geral de Betim, Bruno Cypriano, salienta que, mesmo com a desobrigação do uso da máscara, a recomendação da prefeitura é que a população utilize o acessório quando estiver em unidades de saúde e hospitais. “A medida é facultativa, mas acharem por bem usar, poderão. Além disso, o recomendável é que as pessoas continuem utilizando o acessório de proteção quando estiverem em unidades de saúde e hospitais”, orienta.