Com uma goleada de 4 a 1 sobre o Nacional, na noite da última quarta, 21, o Cruzeiro conquistou o primeiro título do ano, o Torneio de Verão, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. No sábado, 17, o Cruzeiro bateu o Galo na semifinal por 4 a 2, no clássico que abriu o torneio no Uruguai e garantiu sua vaga na decisão. O placar da final foi construído nos primeiros 45 minutos, com gols de Elicarlos, Ramires, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Alexander Medina fez o gol de honra uruguaio e Fábio defendeu pênalti cobrado por Sergio Blanco.
Já o Atlético ficou com o terceiro lugar, ao também golear o Peñarol por 4 a 1. Os gols do Galo foram de Éder Luis, Diego Tardelli, Márcio Araújo e Carlos Alberto, com Franco descontando para o time uruguaio. O atacante Diego Tardelli terminou o torneio como artilheiro, com três gols. Ele havia marcado duas vezes no clássico do último sábado.
O técnico Emerson Leão acredita que o time deixou um boa impressão na competição. "Foi um torneio que não queríamos fazer, mas tentamos aproveitar da melhor maneira possível e encerramos com uma vitória dentro do Centenário, por 4 a 1, contra o Peñarol. Não é fácil não, essa é a verdade. Mostramos que fizemos quatro gols, fomos merecedores desses quatro e poderíamos ter feito mais", disse Leão.
PROMISSORA
O resultado no Uruguai deixou a torcida cruzeirense empolgada com a temporada promissora para o time no Campeonato Mineiro, na Copa Libertadores e no Brasileiro.
"A gente tem que se habituar cada vez mais com essa situação, não só de disputar finais, mas de buscar títulos. Isso foi o que o grupo tentou passar em campo. Mesmo que seja um torneio de verão, a atitude tem que ser sempre de vencedor", disse o goleiro e capitão Fábio, responsável por levantar o troféu no estádio Centenário.
"A gente veio com a intenção de conquistar o título e começamos o ano bem. Agora é continuar nesse ritmo. Já vamos em busca do Mineiro também", disse o volante Ramires. O técnico Adilson Batista atribuiu a maneira quase impecável da conquista do Cruzeiro ao fato de ter somado forças a um grupo que já havia se mostrado eficiente em 2008.
"Fizemos um belo primeiro tempo, em que poderíamos ter decidido o jogo já no início. Fico contente porque é um grupo que vem desde o ano passado, a base está mantida e a gente espera que seja um grupo vencedor", analisou Adilson. Jonathan foi escolhido o melhor jogador do Torneio de Verão.

A gente veio com a intenção de conquistar o título e começamos o ano bem. Agora é continuar nesse ritmo. Já vamos em busca do Mineiro também
Ramires Volante do Cruzeiro

Encerramos com uma vitória no Centenário, por 4 a 1, contra o Peñarol. Não é fácil não, essa é a verdade. Mostramos que fizemos quatro gols, fomos merecedores
Emerson Leão Técnico do Galo