Clima

Defesa Civil alerta para o risco de enchentes e inundações em Betim

População deve acionar a Defesa Civil, por meio do 199, caso necessário

Publicado em 09 de abril de 2023 | 11:25

 
 
Moradores dos bairros Várzea das Flores e São João
reclamam da falta de estrutura nessas regiões Moradores dos bairros Várzea das Flores e São João reclamam da falta de estrutura nessas regiões Foto: João Lêus
normal

A Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de BH, emitiu alerta, na madrugada deste domingo (9), para a possibilidade moderada de inundações nos rios Betim e Paraopeba, conforme aponta boletim emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A estimativa é que mil pessoas que residem em 200 moradias às margens dos dois rios estejam sob risco. 

“Hoje, o nível dos rios está normal. Mas seguimos monitorando as áreas de risco para evitar desastres. A população deve ficar em alerta e acionar a Defesa Civil, por meio do 199, caso necessário”, alerta a superintendente da Defesa Civil de Betim, a engenheira Suellen Reis.  

Saiba como se prevenir:

Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. 
  
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. 
  
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. 
  
- Atenção especial para áreas de encostas e morros. 
  
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). 
  
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. 
  
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.