Período chuvoso

Defesa Civil de Betim atualiza mapeamento das áreas de risco

Equipes do órgão já passaram pelas regiões Alterosas e Citrolândia e, agora, estudam áreas no Teresópolis; trabalho inclui capacitação de voluntários

Publicado em 16 de junho de 2023 | 18:53

 
 
Equipes visitam regiões para avaliar mudanças na ocupação terrritorial Equipes visitam regiões para avaliar mudanças na ocupação terrritorial Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

A Superintendência de Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de BH, está atualizando o mapeamento das áreas de risco da cidade visando oferecer mais segurança aos moradores desses locais nos próximos períodos chuvosos. Segundo a prefeitura, a meta é rastrear os locais  vulneráveis que demandam ações de prevenção e mitigação de danos provocados pelas chuvas intensas, as quais, normalmente, ocorrem entre outubro e março. 

As equipes do órgão municipal já passaram pelas regiões Alterosas e Citrolândia. Neste mês, concentram-se em áreas da região do Teresópolis. A operação faz parte do novo plano de contingência, adotado pela prefeitura em novembro do ano passado, que contém diretrizes de ações preventivas e resolutivas para os períodos chuvosos.

O trabalho inclui a capacitação da população e dos voluntários quanto a noções de percepção de risco e sobre como agir em caso de emergência. “O mapeamento das áreas de risco é fundamental para que possamos conhecer o cenário atual do município, tendo em vista o crescimento populacional e as mudanças na ocupação territorial. É a partir dessa atualização que poderemos fortalecer as ações de preparação para o período chuvoso", afirma a superintendente de Defesa Civil de Betim, Suellen Reis.

De acordo com a responsável, o processo conta o apoio da Guarda Municipal, que tem realizado os registros fotográficos aéreos que compõem o estudo.

Voluntariado

Moradores interessados em atuar como voluntários  nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) podem se cadastrar. Para participar, é necessário ser morador da cidade, ter mais de 18 anos, indicar a região em que reside, além de preencher o formulário disponível no site da prefeitura, neste endereço: www.betim.mg.gov.br/voluntarios.

Os voluntários recebem instruções sobre ações de contingência, rotas de evacuação e treinamentos de autoproteção.