Foram iniciados pela Superintendência de Defesa Civil de Betim os treinamentos regionais de moradores voluntários dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) para atuarem no período das chuvas.
A primeira capacitação ocorreu, na semana passada, no Centro de Memória da Colônia Santa Isabel Luiz Veganin, na Colônia Santa Isabel, que fica na região do Citrolândia.
A equipe da Defesa Civil apresentou o novo mapeamento das áreas de risco de inundação no entorno da Colônia Santa Isabel, onde há aproximadamente 2.250 moradores que podem ser afetados, e 337 residências em área de risco geológico.
“A região sofreu um aumento da mancha de inundação com base em critérios como o nível de assoreamento do rio Paraopeba e pelo alcance das águas no último período chuvoso”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Suellen Reis.
Os voluntários receberam instruções sobre ações de contingência, rotas de evacuação, de compartilhamento de informações e sobre a possibilidade de formalizar denúncias anônimas sobre construções irregulares que possam oferecer risco a outros moradores.
“Por meio de ações educativas, os integrantes dos Nupdecs contribuem para a sensibilização dos moradores para as práticas que diminuem o risco, preservam o ambiente, melhoram a qualidade de vida e ajudam a salvar vidas”, salienta o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes.
Em maio deste ano, a Prefeitura de Betim abriu inscrições para que os moradores do município interessados pudessem participar. Hoje, a cidade conta com 170 voluntários cadastrados.
Os integrantes dos núcleos podem ajudar a colaborar com o monitoramento das moradias em áreas de risco, solicitar vistorias, receber e repassar alertas de chuvas, colaborar com as ações de conscientização e preservação do meio ambiente, além de participar de cursos de capacitação, encontros e seminários.
Morador da Colônia Santa Isabel há 55 anos, Hélio Dutra é voluntário e relata sobre a experiência adquirida na inundação de janeiro de 2022 e de outros anos, que o motivou a sempre ajudar a população em momentos de desastre.
“Nosso laboratório foi a própria enchente e o povo daqui tem o espírito solidário, muita gente ajudou. Foi uma tragédia, mas nos trouxe muito ensinamento”, avalia Dutra.
Wilivis Lopes se voluntariou durante o treinamento e lembra que teve a casa invadida pela água no último período chuvoso e também durante o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019.
“Eu já tive que retirar tudo de casa quando houve a barragem rompeu. Neste ano, a água chegou cobriu minha casa. Naquela época eu não sabia da importância de conhecer essas medidas, mas agora quero ser voluntário para poder ajudar a quem precisa e fazer a diferença daqui para frente”, comenta Lopes.
A Defesa Civil de Betim reforça que ainda dá tempo de novos interessados se cadastrarem para participar dos ciclos de treinamentos. As inscrições podem ser feitas no local do treinamento ou pelo site da prefeitura.
25/10 (terça-feira), às 10h – PTB
Local: Regional PTB - av. Rio Madeira, 1.960, bairro Guanabara
25/10 (terça-feira), às 10h – Petrovale
Local: Administração Regional Petrovale - rua Bulgária, 126, Petrovale
26/10 (quarta-feira), às 10h – Imbiruçu
Local: Administração Regional Imbiruçu - av. São Caetano, 230, Imbiruçu
26/10 (quarta-feira), às 10h – Teresópolis
Local: Administração Regional Teresópolis - rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis
27/10 (quinta-feira), às 10h – Norte
Local: Tatersal (Parque de Exposições) - Rua do Rosário, 1.840, Angola
27/10 (quinta-feira), às 10h – Alterosas
Local: Administração Regional Alterosas - avenida Campos de Ourique com Rua Marquês de Pombal, Jardim Alterosas I.