Dia da Árvore terá programação especial em Betim | O TEMPO Betim
 
Conscientização

Dia da Árvore terá programação especial em Betim

Nesta quarta-feira (21), data será celebrada com apresentação de peça teatral e blitzen ambientais promovidas pela prefeitura

Publicado em 18 de setembro de 2022 | 16:47

 
 
normal

Uma programação especial dedicada ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21), vai marcar a data em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. As atividades, promovidas pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), incluem peça teatral e blitzen.

A primeira atração será a montagem artística “Júri da Árvore”, escrita pela servidora da Semmad Maria Regina de Souza, que será apresentada pela própria equipe da pasta a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, às 9h, no Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco.

A peça abordará um divertido tribunal de embate entre aqueles que são contra um plano de arborização do município e os que são a favor. Com advogados de defesa e de acusação, juiz e testemunhas, a atração promete transmitir, com entretenimento, a importância da questão ambiental para o presente e o futuro do planeta.

No mesmo dia, das 14h às 16h, blitzen ambientais serão realizadas simultaneamente em três pontos da cidade: no hall da prefeitura; no Centro de Referência de Assistência Social Icaivera (rua Poranga, 74); e em frente à Escola Municipal Barão do Rio Branco (Estrada de Esmeraldas, s/nº, Vianópolis). As pessoas que forem abordadas receberão mudas e sementes de espécies arbóreas.

“Juntamente com o Dia do Meio Ambiente, em junho, o Dia da Árvore configura uma das datas mais especiais para nós, da Semmad. O objetivo de realizar uma programação especial é levar a população a refletir sobre a importância de se preservar esse valioso recurso natural, evitando o desmatamento e promovendo a expansão do maciço arbóreo por meio do plantio”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável, Ednard Tolomeu.

Desde 2017, o Plano Municipal de Arborização Urbana de Betim já contemplou a cidade com mais de 110 mil árvores plantadas sem gastos para o município, por meio de contrapartidas ambientais. Neste ano, estima-se que, ao todo, outras 40 mil mudas sejam plantadas.