Um adolescente, de 12 anos, e uma garota, de 16, foram apreendidos por crime análogo à associação do tráfico de drogas, no início da tarde desta quarta-feira (17), no bairro Sítio Poções, em Betim, na região metropolitana de BH.
Segundo o cabo Pablo Marques, da 284ª Cia. do 33º Batalhão, os menores atuavam como “olheiros do tráfico”, vigiando a presença da polícia e avisando aos traficantes, caso alguma viatura se aproximasse. O militar contou ainda que a garota revelou que estava recebendo R$ 120 por dia pelo serviço criminoso.
“Nos últimos dois meses, temos observado um aumento de apreensões de menores no Sítio Poções. Isso mostra que o novo chefe do tráfico na região, conhecido no meio como Monicão, está recrutando muitos jovens para o tráfico, o que queremos coibir. Soubemos, inclusive, que esse traficante estava na Invasão de Cima. Tentamos abordá-lo, mas ele fugiu”, explicou Marques.
Os responsáveis pelos adolescentes foram chamados e, segundo o PM, as mães disseram que já acionaram o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Minas Gerais para tentar “internar” os filhos, uma vez que elas não têm mais controle sobre os adolescentes.