Educação ambiental será reforçada com ações ao longo do mês, em Betim | O TEMPO Betim
 
Junho Verde

Educação ambiental será reforçada com ações ao longo do mês, em Betim

Blitz educativa com distribuição de mudas no sábado (10), palestras em escolas e recolhimento de lixo eletrônico estão na programação

Publicado em 07 de junho de 2023 | 13:09

 
 
As ações fazem parte da campanha Junho Verde, que reforça cuidados com o meio ambiente. As ações fazem parte da campanha Junho Verde, que reforça cuidados com o meio ambiente. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

As ações em prol do meio ambiente vão ganhar reforço na próxima semana em Betim, na região metropolitana de BH. Blitze educativas, palestras em escolas, entre outras iniciativas, estão na programação.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Betim, neste sábado (10) e no dia 25 de junho, a Guarda Municipal (GM) realiza uma blitz educativa próximo à Várzea das Flores, com distribuição de mudas de árvores. A iniciativa será próximo ao Kartódromo e na entrada do Itacolomi.

"Nossas blitze pretendem atingir o público adulto e as famílias que gostam de desfrutar os momentos de lazer na lagoa. O local foi escolhido em razão do descarte irregular de lixo e outros resíduos que poluem a represa. Além disso, é um lugar em que há pesca irregular", afirma a coordenadora do Grupamento de Meio Ambiente (GMA) da GM, Ana Cândida.

A equipe também irá realizar palestras com o tema Educação Ambiental em instituições de ensino. No dia 13, será a vez da Escola Municipal Jorge Afonso Defensor, no Vianópolis. No último dia 5, a Escola Municipal José Vilaça, no Alto Boa Vista, também recebeu a ação.

Já no dia 14, a palestra será com foco na proteção aos animais e prevenção de maus-tratos, com apresentação dos cães da Guarda Municipal (GOC), na Escola Municipal Sebastião Ferreira de Oliveira, no Parque das Indústrias. 

Lixo eletrônico

Outra ação é o recolhimento adequado de lixos eletrônicos, que detêm metais pesados e podem contaminar os lençóis freáticos caso sejam descartados de forma errada.

 A iniciativa será no dia 17, de 9h às 12h, na Praça Tiradentes. Pilhas usadas, fios, cabos, celulares, quebrados e eletroportáteis, são alguns itens que poderão ser entregues. Também haverá panfletagem e orientação sobre o descarte adequado para este tipo de resíduo.

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e a empresa Emile, que recolhe gratuitamente lixo eletrônico em empresas na cidade.